quinta-feira, 8 de novembro de 2012

O míssil ou o Avião?




Bom desculpe se tiver alguma informação errada, pois a muitos anos li sobre isto, e só encontrei parte da reportagem no defesabr. http://www.defesabr.com/Fab/fab_misseis.htm#Derby

A FAB tem um execício chamado CRUZEX, tipo a RED Flag americana, onde diversas Forças Aéreas são convidadas a participar.

Se não me engano a França sempre participou.

Creio que em 2005, precisávamos fazer uma compra de prateleira, para substituir os Mirage III que estavam se aposentando. E a França tentava nos vender um lote de Mirage 2000 usados( Que acabamos comprando e servem até hoje no 1º GDA em Anápolis).

Bem naquele exercício só tínhamos os F-5 BR antes da reforma para o padrão M, não tínhamos mísseis BRV ( Além do alcance da Visão).

Os Franceses vieram com o Mirage 2000 com mísseis Mica quem além de atingir alvos em dogfigth, também serve como BRV. E também vieram com uma aeronave de controle de área tipo awacs E-3F.


Lembro de o exercício ter que recomeçar após os primeiros 30 minutos de combate, pois os Franceses tinham acabado com a FAB.

Mas como é bom o treinamento com outros países, aprendemos a lição e compramos os Misseis Israelenses ( BRV) Derby. E também recebemos nossas primeiras aeronaves de controle de área da Embraer, o R-99, capaz de comandar os Derby lançados dos F-5. http://www.defesabr.com/Fab/fab_misseis.htm#Derby

http://aircombatcb.blogspot.co.uk/2006/07/embraer-r-99-ab-os-olhos-da-fora-area.html

Ai no exercício seguinte ( 2008), foi a vez da FAB surpreender os Franceses, e ai a vitória foi nossa. E nos demos bem também na RED FLAg 2008, onde os Gringos não conseguiram abater nosso KC-130 de abastecimento.


Por isto tudo em minha opinião, não adiantaria termos os Super-tucanos com mísseis BRV, tem que ter o conjunto. Caça de última geração com radar moderno ( Inclusive a França agora disse que libera para o Brasil os radares de última geração se comprarmos o Rafale) e o R-99 que surpreendeu nações mais avançadas que o Brasil.

E torcer para que a MECTRON tnham algum projeto para um BRV.
http://www.mectron.com.br/armamentos-inteligentes.asp


E este será o próximo Curto Alcance de 5ª geração, fabricado pelo Brasil e Africa do Sul.


http://www.aereo.jor.br/2008/08/23/a-darter-o-proximo-missil-ar-ar-da-fab/



Nenhum comentário:

Postar um comentário