Bombardeio de Nivel no IL-2 (1 de Outubro de 2004) | |
Bombardeio de nível é uma das mais especializadas e difíceis missões. O bombardeador tem que ter amplo conhecimento de todo os campos do vôo: Boa noção de Navegação de Mapas; Boa capacidade de pilotagem; e principalmente paciência. No IL-2 o bombardeiro por excelência é o Heinkel- 111. Esse bombardeiro médio alemão proporciona uma certa facilidade na pilotagem, por ser um bimotor, e permite uma boa iniciação do piloto virtual na arte de bombardeamento de nível. Escrevi esse artigo com base em minhas experiências e no artigo de um amigo, o -OTTC-, excelente piloto virtual e um apaixonado pelos grande pássaros. "Os pilotos de caça fazem filmes, os pilotos de bombardeiros fazem historia!"
Fabiano ’CG’ Cavalcanti | O começo - configuração de teclas | Para utilizar um bombardeiro, é preciso antes de mais nada configurar corretamente as teclas de comando.O Objetivo deste texto é prover tanto os pilotos novatos como os veteranos em simulação de uma noção básica de bombardeio. Em textos posteriores podemos nos aprofundar em táticas e técnicas de montagem de missões complexas de bombardeio em conjunto que permitirão uma maior imersão em grupo. Por enquanto nos ateremos ao bombardeio por um único elemento. O IL-2 vem por default com uma série de teclas configuradas, mas as teclas adicionais, necessárias ao comando total de um bimotor e bombardeiro, estarão em boa parte desabilitadas. Inicialmente iremos descrever as diversas teclas e suas funções, bem como sugestões de como configurar seu teclado de forma a ter fácil acesso a todas elas. A idéia é colocar comandos semelhantes em blocos de teclas que são acessáveis de forma visualmente fácil no teclado, concentrando toda a sua ação nos teclados numéricos e teclas especiais, liberando o teclado propriamente dito para outras funções. Para facilitar a visualização, uma séria de imagens do Key Help do VF-1 Falcões será disponibilizada para nosso leitores. Sugiro que após a configuração das teclas, imprimam as imagens para ter a mão facilmente como lembrete na hora de voar. O controle de bomber sight (Mira de bombas) é o principal. | Engine Regulation | Quer voar o máximo do IL-2? então tem que sair do modo "easy" e entrar no FULL MOTOR GEAR. Isso significa um Ambiente de interação absolutamente novo. Você tem que "entender" o motor, e principalmente, gerencia-lo. Para tanto, montei uma seqüência de teclas sobre o IL-2 que aciona independentemente os motores por dois grupos, direita e esquerda. Como temos também aeronaves multi-motores disponíveis, os comandos acima servem para todos esse tipos de aviões. São elas:
Descrição Original | Significado | Teclas | Toggle Engine | Ligar motor | [I] | Increase Engine Power | Aumenta a potência em 10% | [+], [+ numérico] | Decrease Engine Power | Diminui a potência em 10% | [-], [- numérico] | WEP | Aciona potência de emergência | [W] | | | | Increase Prop. Pitch | Aumentar Passo da Hélice | [Shift]&[=],[Shift]&[+ numérico] | Decrease Prop. Pitch | Diminuir o Passo da Hélice | [Shift]&[-],[Shift]&[- numérico] | | | | Increase Mixture | Enriquecer a Mistura | [Ctrl]&[=],[Ctrl]&[+ numérico] | Decrease Mixture | Empobrecer a Mistura | [Ctrl]&[-],[Ctrl]&[- numérico] | | | | Magneto Next | Acionar o Próximo Magneto | [Alt]&[=],[Alt]&[+ numérico] | Magneto Previous | Acionar o Magneto Anterior | [Alt]&[-],[Alt]&[- numérico] | | | | Supercharger Next Stage | Próximo estágio do compressor | [Shift]&[Home],[Ctrl]&[Home] | Supercharger Previous Stage | Estágio anterior do compressor | [Shit]&[Page Up],[Ctrl]&[Page Up] | | | | Select All Engines | Seleciona todos os motores | [Ctrl]&[End] | Select Left Engines | Seleciona motores da Esquerda | [Ctrl]&[Delete] | Select Right Engines | Seleciona motores da Direita | [Ctrl]&[Page Donw] | Esse é o mapa de Key Help que indica todos os comandos acima:
É importante termos todas essas regulagens programadas, pois iremos precisar delas ao longo de nossa missão! | Bomber Sight: | Esse é o "centro nevrálgico" de todo nosso controle de bombardeiro. O Assento do Bombardeador. É o posto principal e mais crítico no momento de iniciarmos nosso "bomb Rum" para o alvo. Vale lembrar que uma mira de bombardeio é um primitivo "computador de alvo", e para que ela funcione corretamente, temos que passar a ALTITUDE e VELOCIDADE do avião para a mira, a fim de que ela "calcule" o momento certo de soltar as bombas. Após informarmos, temos que apontar para o alvo e colocar a mira em modo AUTOMÁTICO. Se as coordenadas estiverem corretamente ajustadas, a própria mira se encarregará de soltar as bombas, e teremos uma perfeita destruição do alvo. Diversas teclas compõe o seu controle. São elas:
Descrição Original | Significado | Teclas | Level Stabillizer | Trava os controles do avião, deixando-o estabilizado | [X] | | | | Toggle Shigt Mode (auto) | Coloca o modo de bombardeio em Automático | [Ctrl]&[M] | Increase Shigt Distance | Aumentar o Angulo de visão para cima | [Ctrl]&[numérico 7] | Decrease Sight Distance | Diminuir o Angulo de visão para baixo | [Ctrl]&[numérico 4] | Adjust Sight Control to Right | Mover a mira para a Direita | [Ctrl]&[numérico 3] | Adjust Sight Control to Left | Mover a mira para a Esquerda | [Ctrl]&[numérico 1] | Increase Sight Altitude | Aumentar a Altitude no computador de alvo | [Ctrl]&[numérico 8] | Decrease Sight Altitude | Diminuir a Altitude no computador de alvo | [Ctrl]&[numérico 5] | Increase Sight Velocity | Aumentar a Velocidade no computador de alvo | [Ctrl]&[numérico 9] | Decreace Sight Velocity | Diminuir a velocidade no computador de alvo | [Ctrl]&[numérico 6] | Esse é o Key Help com suas posições no teclado:
| Trims | Para fazer o controle fino de um avião, temos que utilizar os Trims. Trims são umas pequenas aletas, localizadas nas superícies de controle que servem para compensar a direção do avião. Também pode ser chamado de Compensadores.Os aviões a hélice sofre de uma força chamada Torque, que é exercida sempre do lado contrário ao giro das hélices. Assim, se as hélice rodam para a esquerda (como na figura abaixo) o torque faz com que a asa do avião tenda a mover-se para o lado contrário. Quando decolamos um avião no IL-2, muitas vezes ele "puxa" para um lado. Esse ato de Puxar é compensado na decolagem com o Leme, aplicando-se um forte "pisão" no pedal para o lado contrário ao torque. Nos Joysticks modernos, essa função é coberta pela torção do punho (3º Eixo). Com isso o vôo de precisão torna-se complicado (especialmente em baixas velocidade) e tende-se a tirar o avião da rota. Afinal, ele nunca estará bem "centrado". Os Compensadores fazem o trabalho de "re-centrar" o avião para que voe reto e estabilizado, proporcionando pequenas forças Compensadoras desse movimento. Uma forma fácil de utilizar os Trins é com as Setas Direcionais do teclado. Configuramos assim as setas para uso com os trims de forma mais "intuitiva", compensando o movimento e acordo com a direção que "apontamos" com as setas.
Descrição Original | Significado | Teclas | Elevator Trim Positive | Trimar o Profundor para cima | [Seta pra cima] | Elevator Trim Negative | Trimar o Profundor para baixo | [Seta pra baixo] | Elevator Trim Neutral | Voltar para posição neutra | [Ctrl]&[Seta pra cima],[Ctrl]&[Seta pra baixo] | | | | Rudder Trim Left | Trimar Leme para Esquerda | [Shift]&[Seta pra Esquerda] | Rudder Trim Right | Trimar Leme para Direita | [Shift]&[Seta pra Direita] | Rudder Trim Neutral | Voltar para posição neutra | [Shift]&[Seta pra cima],[Shift]&[Seta pra baixo] | | | | Aileron Trim Left | Trimar Asa para Esquerda | [Seta pra Esquerda] | Aileron Trim Right | Trimar Asa para Direita | [Seta pra Direita] | Ailerom Trim Neutral | Voltar para posição neutra | [Ctrl]&[Seta pra Direita],[Ctrl]&[Seta pra Esquerda] | Esse é o Key Help com suas posições no teclado:
Fabiano ’CG’ Cavalcanti | Começando a missão | O He-111H real era equipado com uma mira de bombardeio horizontal Lotfe 7. A mira era semiautomática, possuindo um computador balístico analógico (eletromecânico?) para auxiliar o trabalho do bombardeador. Seu funcionamento era tal que, com o avião voando estabilizado (manualmente) nos três eixos, e uma vez informada da altitude sobre o terreno, da velocidade verdadeira do avião e de que o objetivo estava passando sob a cruzeta de pontaria, ela passava a calcular automaticamente o instante de lançamento das bombas para acertar o alvo. Essas características foram reproduzidas no jogo IL-2 FB e o texto abaixo descreve como usar a mira. Cabe notar que as dicas dadas a seguir não constituem a única maneira de operar com sucesso o conjunto avião & mira. Cada um pode tentar criar e aprimorar a sua própria técnica de bombardeio. As dicas dadas a seguir foram testadas para o He-111H-2 com 30 bombas de 50 Kg e 25% de combustível. A técnica funciona para qualquer outra combinação de bombas e combustível, mas os ajustes de potência dos motores e as altitudes e velocidades de vôo estabilizadas seriam diferentes. | Decolagem e subida | A decolagem e a entrada em formação (se for o caso) são feitas normalmente. Primeiramente Coloque a manete em 0% de potência e selecione o motor Esquerdo [Ctrl]&[Delete]. Agora vamos liga-lo [I]. Selecionamos então o motor Direito [Ctrl]&[Page Down]. Vamos liga-lo [I]. A Manete de potência deve continuar em 0%. Agora, selecione ambos os motores [Ctrl]&[End]. Aplique potência suavemente até o avião comeár a rolar. Posicione-o na cabeceira da pista (O He-111 caregado de bombas precisa de TODA a pista pra decolar). Sugere-se 110% de potência para decolagem e subir com 80 a 90% após o recolhimento dos flapes e trem de pouso para evitar superaquecimento dos motores. Use os flapes dos radiadores (cowl flaps) se necessário. A mira do He-111 exige uma altitude mínima operação de 850 m. Sugere-se subir até 1000 m antes de passar para a próxima fase do vôo. | Nivelamento e estabilização do avião | Atingindo aproximadamente 1000 m, começa a estabilização do avião nos três eixos (arfagem, guinada e rolamento). Como a estabilização leva um certo tempo, é importante começá-la a pelo menos 4 ou 5 Km do alvo (correspondendo a 4 ou 5 quadrados identificados pelas letras e números nas laterais do mapa). Agora vamos ajustar a proa do avião para a direção aproximada (+/- 5 graus) do alvo. Isso pode ser feito com o auxílio do mapa. Agora ajuste a potência para 50% a 60% para iniciar o bomb run. A partir daí, não se deve mover mais as manetes até que as bombas sejam lançadas. Pressione a tecla [X] para travar o nivelamento do avião. Completados os ajustes acima, o avião estará estabilizado numa altitude constante entre 1000 e 1500 m, velocidade constante entre 250 e 280 Km/h, com asas niveladas e proa aproximadamente na direção do alvo. A partir daí, pequenas correções de proa e rolamento serão necessárias continuamente durante toda a corrida de bombardeio. Quanto melhor estabilizado, maiores serão as chances de um acerto direto com as bombas. As correções de rota são dadas a partir da posição do bombardeiro, destravando a tecla [X], corrigindo suavemente e retravando. | Operação da mira de bombardeio e lançamento das bombas | Agora com a tecla [C] passamos para a posição do BOMBARDEADOR. Usando [Shift]&[F1] passamos para a visão da MIRA de bombas. Caso o avião ainda não esteja estabilizado ou tenha apenas acabado de sê-lo, a cruzeta de pontaria pode estar invisível. Ela aparecerá dentro de alguns poucos segundos. É importante notar que qualquer manobra não suave feita com o avião (por exemplo, uma curva com mais de 10 graus de inclinação de asa) vai desestabilizar a mira e fará com que a cruzeta de pontaria desapareça. Ela voltará a ser visível alguns segundos após nova estabilização. Agora vamos ajustar o ângulo de visada da mira. Ela inicialmente estará apontada verticalmente para baixo (ângulo de visada zero). Ajustar este ângulo para 75 graus ou o suficiente para poder enxergar o horizonte. Para isso, utilizaremos as teclas [Ctrl]&[Numérico 7]e [Ctrl]&[Numerico 4]. Com a tecla [Ctrl]&[Numérico 7] aumentamos a ângulo até chegar a 75 Graus. Informamos então ao Computador a altitude de vôo. Pode-se usar a altitude de vôo indicada no canto inferior esquerdo da tela. A rigor, a altitude a ser informada para a mira é a diferença de altitude entre o avião e o alvo. Na prática, a maior parte dos alvos de interesse no IL-2 FB está ao nivel do mar. Notar que, mesmo com o avião aparentemente estabilizado, a altitude pode estar variando lentamente durante a corrida de bombardeio (da ordem de +/- 50 metros por minuto). Isto pode requerer alguns ajustes adicionais da altitude da mira. Vamos então ajustar a velocidade do avião na mira. A velocidade a ser fornecida é a velocidade verdadeira (TAS) de vôo. No entanto, a velocidade que aparece no canto inferior da tela é a velocidade indicada (IAS). Não é necessário entrar em explicações detalhadas dessas velocidades aqui, basta saber que a velocidade indicada deve ser corrigida para a verdadeira usando a tabela abaixo:
| EAS | 168 | 180 | 200 | 220 | 240 | 260 | 280 | 300 | Altitude | | 0600 m | | 165 | 185 | 206 | 226 | 247 | 268 | 288 | 309 | 0800 m | 166 | 187 | 208 | 229 | 249 | 270 | 291 | 312 | 1000 m | 168 | 189 | 210 | 231 | 252 | 273 | 294 | 315 | 1200 m | 170 | 191 | 212 | 233 | 254 | 276 | 297 | 318 | 1400 m | 171 | 193 | 214 | 236 | 257 | 278 | 300 | 321 | 1600 m | 173 | 195 | 216 | 238 | 260 | 281 | 303 | 324 | 1800 m | 175 | 197 | 218 | 240 | 262 | 284 | 306 | 328 | 2000 m | 177 | 199 | 221 | 243 | 265 | 287 | 309 | 331 | 2200 m | 178 | 201 | 223 | 245 | 267 | 290 | 312 | 334 | 2400 m | 180 | 203 | 225 | 248 | 270 | 293 | 315 | 338 | 2600 m | 182 | 205 | 227 | 250 | 273 | 296 | 318 | 341 | 2800 m | 184 | 207 | 230 | 253 | 276 | 299 | 322 | 345 | 3000 m | 186 | 209 | 232 | 255 | 279 | 302 | 325 | 348 | Ao visualizar o alvo através da mira de bombardeio, fazer ajustes cada vez mais suaves de proa, de forma a manter o alvo sob a linha vertical da cruzeta de pontaria. Ajustar o ângulo de visada da mira, reduzindo-o gradualmente até 60 graus, mantendo o alvo alinhado. Notar que o alvo ainda deve estar na parte superior da mira, acima da linha horizontal da cruzeta. Como as correções de proa normalmente envolvem um pouco de rolamento do avião, o movimento lateral inicial da mira pode aparentar ser na direção oposta . Isto é, uma correção de proa para a esquerda é acompanhada por um rolamento para a esquerda, e isso faz com que a linha de visada da mira (interseção do plano vertical do avião com o solo) se mova para a direita. Isso é automaticamente corrigido quando as asas voltam a ser niveladas, mas pode levar a uma certa desorientação do piloto/bombardeador e prejudicar a pontaria. A melhor maneira de minimizar este efeito é garantir que todas as correções de proa sejam realmente muito suaves. Com o ângulo de visada constante em 60 graus, acompanhar o movimento do alvo sob a mira mantendo a linha vertical da cruzeta sobre ele. No instante em que o alvo passar pelo centro da cruzeta, acionar o computador da mira (toggle sight mode (auto)) com as teclas [Ctrl]&[M]. Aparecerá a mensagem Bombsight: automation ON. A partir daí, a mira vai começar a se mover automaticamente. Se o avião estiver bem estabilizado e com velocidades e altitudes fornecidas corretamente, a mira irá se manter automaticamente sobre o alvo. Manter o avião nivelado até que surja a mensagem Bombsight: bombs away, que indica que as bombas estão sendo lançadas automaticamente. Aguardar estabilizado mais alguns segundos, para garantir que todas elas tenham sido lançadas. Após o lançamento, pode-se voltar o ângulo de visada da mira para zero (mira apontada verticalmente para baixo) para observar o impacto das bombas. O artilheiro ventral normalmente emite uma mensagem caso as bombas acertem o alvo.
Como foi dito, existem diversas alternativas aos procedimentos acima. Todos são encorajados a testá-las.
O bombardeio horizontal bem sucedido com o He-111 requer bastante prática. Não se deve desanimar se o alvo não for atingido nas primeiras tentativas. Em missões online de bombardeio em formação, talvez seja interessante que apenas o líder faça a pontaria através da mira. Os outros aviões mantêm a formação cerrada e soltam suas bombas manualmente quando virem as bombas do líder caindo. Bom divertimento! -ottc- |
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