segunda-feira, 29 de agosto de 2011



O que fazer apos o Jabo (22 de Agosto de 2003)

Vocês já perceberam como fica mole para os defensores pegar os jabos mesmo tendo eles chegado com muito mais altitude? Isso é porque estamos cometendo erros!


Em alta velocidade, se mudamos bruscamente a atitude do avião, subindo o nariz, acontece o seguinte, pela inércia (linha vermelha é o movimento real; linha verde o movimento esperado pelo piloto):

Isso na verdade faz com que o avião literalmente freie no ar, perdendo velocidade e subindo muito pouco.A atitude do avião deve ser mudada gradativamente para que você consiga se distanciar do inimigo e ganhar altitude ao mesmo tempo. Ao sair do mergulho, é mais importante manter a velocidade alta que subir imediatamente. Isso é chamado 'estender' na nossa gíria. Ou 'zoom' na gíria do AH.

O jug não é o melhor avião do mundo. É um amigo de todas as horas, mas temos que cuidar dele. Há três tipos de avião inimigo a considerar na hora do jabo:

1) aqueles que conseguem ganhar 500mph em um pequeno mergulho: la7, p51;

2) aqueles que comprimem a 500mph: p38, spit, 109;

3) aqueles que conseguirão nos alcançar se permanecermos a 320mph (que é a velocidade de vôo nivelado do jug): la5, la7, p51, p38, f4u, 109 e, se brincar, até o spit.

O que fazer?Estendeu? Agora avalie quem está atrás de você! Separe-se um pouquinho do seu ala e façam o mesmo movimento, para o mesmo lado. Mas faça tudo delicadamente como na mensagem anterior.

1) Se for la7 ou p51, use sua distância inicial ao máximo para tentar recuperar altitude e modificar o ângulo. Suba um pouco mais forte: 3 ou 4K por minuto, girando gradativamente o ângulo para a esquerda. Nunca deixe a velocidade cair de 220mph! Ao final da manobra você estará um pouco mais alto, virado para o inimigo; mas ele terá mais energia que você... Não tem outra maneira: é hora de lutar contra a adversidade e seu ala te ajudará nisso.

2) Se for p38, spit ou 109, tente manter a velocidade acima de 450mph virando delicadamente para a esquerda. Assim você vai se distanciar lateralmente do inimigo. Ao final da manobra, ele estará mais alto, com mais energia e com melhor ângulo. Por isso é essencial distanciar-se além de d6.0, subir com calma e depois voltar. Não tente subir imediatamente pois ambos subirão muito mais que você.

3) Assim como não se deve subir fortemente, não se deve manter um vôo nivelado. É necessária uma média entre estender e subir. Mas o mais importante aqui é seguir a proa correta e buscar amigos rapidamente.

Bem... jabo é arriscado; mas estamos perdendo pilotos demais porque um ou outro não segue na proa correta ou porque perdem toda a energia. Quem fez o jabo com você NÃO poderá ajudá-lo pois estará com os mesmos problemas que você. Portanto, seguir as regras é a melhor maneira de não morrer e, principalmente, de não matar todo o esquadrão. Voltar para ajudar o amigo que errou é a maior causa de morte em todas as nossas missões.

Desça com seu líder, não espere; vá junto! Assim você não tem que olhar nada; é só acompanhá-lo e você estará na proa correta, com a atitude correta. Não ache (durante o combate) que ele está errado. Sair da ala é o pior erro de todos. Se ele errou, diga para ele depois. Não podemos mais perder tempo tentando localizar os alas depois do jabo; isso mata.Finalmente, quem errou, vai ter que ter a consciência de que não é possível fazer milagres; de que não dá para salvar todos de todas as situações. E quem acertou vai ter que ter a consciência de não se colocar em risco exagerado. Para salvar um, geralmente entramos em uma espiral que leva todos à morte.

Major Dedalu, 1º/4º Gav Pacau Brasil

Outro post furtado do Cockpitnews por Sípoli - é por essa eu não esperava sempre bombava e mandava brasa no manche pra subir o máximo que podia, me expondo as flaks!

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