sábado, 20 de agosto de 2011

Voo em ala


Há duas formas de voar em ala. Uma é 'welded wing' (relativo a solda, fusão) e a outra é 'ataque duplo'. Leia tudo pois vou propor que usemos preferencialmente a doutrina de 'ataque duplo'.
Welded wing

É bem inflexível. Sua principal função é de iniciação, proporcionando uma forma segura de ganhar experiência em combate. Segundo essa doutrina, quase todas as funções de combate pertencem ao líder, e quase todas as funções de defesa, ao ala. Resumidamente, significa manter os dois caças juntos o tempo inteiro, ficando o ala atrás do líder, com uma separação entre 600 e 1000 pés e num ângulo menor que 60 graus. De modo geral o líder é o único a disparar; exceto em caso de bombardeiros (para aumentar o poder de fogo) e de inimigos muito fracos ou danificados.

O líder é responsável por:

  • navegação;

  • hemisfério frontal (ataque);

  • planejamento do ataque;

  • manobras de engajamento.



O ala é responsável por:
  • hemisfério traseiro (defesa);

  • acompanhar o líder.



As grandes desvantagens desta doutrina:
  • o inimigo luta virtualmente com um só oponente;

  • ala é muito frágil defensivamente;

  • não é muito adaptada ao boom&zoom pois geralmente ou deixa o ala em posição frágil ou ambos os caças atacantes com a mesma capacidade de energia.

Ataque duplo

É bem flexível. Continua havendo um líder e um ala. Mas o ala passa a ter papel ofensivo também, invertendo as relações visando ataques coordenados e sequenciais. Enquanto um ataca, o outro mantém-se na defesa ao mesmo tempo em que procura obter vantagem em energia e em ângulo.

Características principais:
  • maior separação (raio de curva X 2) [+ separação necessária para cobrir os cones cegos atrás dos aviões];

  • ângulos líder-ala superiores a 60 graus;

  • líder e ala fazem manobras diferentes, porém coordenadas;

  • evitar que o inimigo veja ambos os atacantes ao mesmo tempo;

  • ataca aquele que estiver em posição mais favorável.



Em resumo, a doutrina do ataque duplo é a seguinte: durante o engajamento, há uma troca constante das responsabilidades de ataque e defesa. O atacante tem como responsabilidade destruir o caça e o defensor deve estar atento a outros caças. A qualquer sinal de que o poder ofensivo se reduziu (overshoot, perda de energia etc.), o ala deve ser chamado, invertendo então as posições. Invertidas as posições, o caça de defesa deve recuperar sua energia perdida.

Para ser efetivo, o caça de defesa deve:
  • manter sua energia alta (ie. estar mais alto que o combate);

  • manter atenção no combate;

  • não se afastar do combate;

  • manter-se em posição que permita uma rápida reação.

Ataque duplo - dupla ofensiva

Nos casos em que não há claramente um atacante e um defensor, ambos se tornam atacantes através do que se chama 'offensive split'. O inimigo será obrigado a eleger um para atacar deixando o caça livre em com ótimas oportunidades ofensivas.




  1. a seção detecta o inimigo vindo head-on;

  2. fazem uma ampla separação horizontal fazendo com que o inimigo escolha por um dos dois caças;

  3. a escolha dá ao outro oportunidade de manobra para realizar uma lead turn (curva antecipada), criando uma ótima oportunidade ofensiva.

Ataque duplo - defesa sanduíche

Para a defesa, o primeiro passo é fazer com que um dos caças deixe a posição defensiva e tome a ofensiva. Nesta defesa, se o atacante insiste no ataque, acaba sendo atacado por atrás.



Ataque duplo - split defensivo

O sanduíche só será efetivo se houver distinção clara de qual ala o inimigo escolheu. Caso não exista esta distinção, deve ser feito um split defensivo, forçando o inimigo a uma escolha.


Conclusões

O ataque duplo é a melhor doutrina, principalmente porque não tememos tanto pelas nossas vidas quando somos pilotos inexperientes -- afinal, estamos só em uma simulação .

Bem. É necessário treinar estas manobras com seu ala e também é necessário entender que elas não se aplicam a todas as situações. Além disso, é necessário treinar as manobras 1x1 pois essas doutrinas não as excluem.

As maiores modificações para nós, acredito, são:
  • voar com mais separação;

  • tornar os alas mais agressivos.



Mas isso pode aprofundar um problema bastante comum entre nós: o ala perder-se do líder. Isso não pode acontecer jamais e o treino é a única maneira de evitar.

Sempre digite .wingman fulano logo depois de decolar e lembre-se que quando for o caça da defesa suas funções são:

  1. hemisfério traseiro (defesa);

  2. manter sua energia alta (ie. estar mais alto que o combate);

  3. manter atenção no combate;

  4. não se afastar do combate;

  5. manter-se em posição que permita uma rápida reação.

Só completando. Uma terceira doutrina, chamada 'loose deuce' (relativo a confusão) é uma modificação da de duplo ataque. Nela o caça livre prepara uma ofensiva ao contrário de manter-se na defensiva... Não sei se é uma boa doutrina para o AH; já que foi utilizada só depois da segunda guerra.
Major Dedalu, 1º/4º Gav Pacau Brasil

Furtado do site: http://www.cockpitnews.com.br
Furtado do site:

Um comentário:

  1. Concordo plenamente(parabéns pelo achado), e devemos acostumar a todos os nossos pilotos voarem em dupla e deste jeito. Creio que devemos ter como padrão da Abutre o Ataque duplo, devido a principalmente no jogo não termos visão periférica, como na aviação real.E assim um ala cuida da six do outro quando em patrulha.
    Lembra quando dogamos contra nossos amigos do 1ºGavca que voa com lider e ala juntos (Ala colado) o tempo inteiro e passamos a ter vantagem?
    Esta foi a nossa tática, e esta bem clara também no Inpursuite.

    Boa caçada!

    ResponderExcluir