quinta-feira, 1 de setembro de 2011

Como se portar em um combate


Há certas qualidades universais compartilhadas pêlos melhores pilotos de caça da história, levando-se em conta a época na qual eles voaram. Seu primeiro passo para se tornar um Ás é entender o que estas qualidades estão representam em tudo que você venha a fazer. Primeiro, e acima de qualquer coisa, você deve ser Agressivo.

Na ausência de outras características de um top-pilot de caça, agressão pura e simples assegura uma carreira curta que termina violentamente. O contrapeso principal para a agressão é a SA, consciência de situação. Consciência de Situação é muito mais que o alerta e a atenção à presença do inimigo. Isto pode ser simbolizado imaginado o 'quadro' de um engajamento em três dimensões. Se você não pode fazer isto, você não poderá fazer as melhores escolhas táticas em cada situação.

Na sua maioria os pilotos podem aprender a ter e usar a SA. De fato, seu maior desafio é simplesmente habituar-se a usá-la (SA). Tomem como exemplo a disciplina de observação, onde os pilotos passam o tempo inteiro movimentando suas cabeças em todas as direções na busca do inimigo e conseqüente negativa ao inimigo do fator surpresa. Os bons pilotos mantêm suas cabeças movendo-se a toda hora e esquadrinhando os céus para a presença do inimigo. Se você está usando o teclado como controle de vistas externas ou a visão de cabina do piloto virtual do seu joystick, você tem que desenvolver uma disciplina semelhante. Check todas suas visões pelo menos uma vez todo 15-20 segundos e pratique esses procedimentos até que os comandos se tornem instintual e inveterado. Aprender a descobrir o inimigo tão cedo quanto possível é entretanto só o primeiro passo; logo você terá que aprender a avaliar suas observações.

O inimigo que você avistou há pouco está acima ou abaixo de você?

Quantos deles estão lá? Eles vão em direção a você, para longe de você, ou para alguma outra aeronave amiga?
As respostas para tudo estas perguntas são resumidas como composição inimiga (2, 4, 6 caças), posição (6, 8, as 12 horas, alto, baixo, etc.), curso baseado na atitude da aeronave em relação a seu próprio avião (que não precisam ser exato, uma idéia relativa de onde eles estão posicionados é suficiente), e velocidade. A seguir procure calcular aproximadamente a distância do alvo o que normalmente é difícil. A melhor maneira que você tem para calcular a velocidade do alvo é ter como base a sua velocidade e fazer uma comparação da sua e da dele, mas não esqueça de imaginar o alvo na sua equação mental. Uma aeronave que está em um curso de colisão/interceptação com você, não terá nenhum movimento relativo, o que com certeza você terá, será um alvo crescendo em seu colimador a medida que ele se aproxima.

Além da observação direta da aeronave inimiga, você poderá também receber alertas de outros pilotos de seu esquadrão pelo rádio. Estes relatórios provêem a informação que você precisa incorporar ao seu quadro imaginário 'grande tático'. A razão pela qual você precisa colocar todas as informações em contexto e formar uma imagem em 3D de como tudo está disposto, o posicionamento das várias aeronaves em relação a umas, é que você pode assim priorizar as ameaças corretamente. Cada contato inimigo você deve ser avaliado como uma ameaça baseado em dois critérios: Potência e Imediata.









Formação
Ju 88 - Alvo mais importante
Bf 109 - Alvo Secundário
Fw 190 - Alvo Secundário

Ameaças potentes são essas unidades inimigas que têm a capacidade para evitar a realização de sua missão. Há graus dentro deste agrupamento e você, como o Chefe, tem que priorizar de acordo com estes graus. O primeiro grau tem que ver com as capacidades das plataformas inimigas que estão presentes. Por exemplo, se você está em uma missão de interceptação contra um grupo de Ju-88 escoltado por dois FW-190 e dois Bf-109, os Ju-88 são claro que seu objetivo de missão; mas os caças inimigos têm uma prioridade de ameaça mais alta. E dos dois grupos de escolta, o par de FW-190 tem uma prioridade de ameaça mais alta que os Bf-109, porque eles são aeronave mais capaz. Neste nível tudo parece bastante simples, mas você completou só uma análise de ameaça inicial baseado em potência. Para completar a tarefa, você tem que avaliar também a posição destes alvos que lhe dão uma indicação da imediação da ameaça que eles representam. Alvos com uma alta energia ( energia potencial associada com altitude ou energia cinética associadas com velocidade), são uma ameaça maior que alvos com um baixo estado de energia. Para uma maior compreensão de estados de energia, veja Administração de Energia em outro lugar nesta seção.









Formação
Fw 190 - Maior perigo potencial
Bf 109 - Perigo potencial alto
Ju 88 - Pequeno perigo potencial

Ameaças imediatas podem ser ou não potente o suficiente para impedir a realização de sua missão, mas eles estão em posição representar um perigo claro e imediato para forças amigas. E novamente, há graus dentro desta classificação que se agrupa muito bem. Continuemos com o exemplo acima mencionado e lancemos um pouco de informação posicional para você poder entender como este conceito se mistura com o de potência.

Suponhamos que os Ju-88s estão em uma formação de V em 10,000 pés, às 2 hs baixo, como você está em 12,000 pés, a um alcance de duas milhas. Os Bf-109s estão às 10 hs alto a 14,000 pés. Os FW-190s estão fora de posição às 12 hs, aproximadamente 6,000 pés em altitude, esta posição deve-se ao fato de há pouco terem enfrentado outro grupo de interceptadores. Nós já determinamos que os FW-190s são a ameaça mais potente baseado somente na capacidade como plataforma, mas neste exemplo os Bf-109s estão ambos mais potentes, por causa da posição deles em relação às forças amigas, e de sua proximidade representar a ameaça mais imediata. Eles têm um estado de energia mais alto que sua aeronave (potência) e poderão engajá-lo muito mais rápido que os FW-190´s (imediação). Como tal, a prioridade de ameaça formada sua prioridade neste momento seria Bf-109s, FW-190s e por último os Ju-88s.
Depois dos Bf-109s terem sido engajados (até mesmo se eles ainda não tiverem sido destruídos) os FW-190s voltaram a ser prioridade porque até o momento eles não foram molestados . E se nesse ínterim eles recuperaram altitude , sua prioridade é ainda mais alta. Enquanto isso, lancemos mais um ingrediente nessa mistura. Imaginemos que nesse ponto do combate os bombardeiros se aproximem dos seus alvos . Se eles lançarem suas bombas , a missão de interceptação será um fracasso apesar dos outros resultados. Como tal, os Ju-88s passam a ser a maior prioridade em base de imediação, até mesmo se eles não representam m uma ameaça principal no ar para forças amigas.

Aqui é outro exemplo que reúne muitas fragmentos neste quebra-cabeça: você acha o e seu ala 4000 pés sobre uma grande força de caças numa enorme confusão ( tal encontro será chamado de ´furball´). Você tem vantagem de posição e maior energia por estar mais alto que todos do furball, quem está na luta já está bastante ocupado e provavelmente não notará sua aproximação. Na maioria dos casos, esta seria a oportunidade ideal para mergulhar sobre essa confusão tentar alguns disparos, e afastar-se rapidamente usando sua velocidade superior, adquirida no mergulho, ganhando altitude e energia para outra passagem.

Mas, imagine como a situação mudaria se uma dupla de caças inimigos não engajados se aproximasse lateralmente a 2000 pés sobre o furball mas ainda abaixo de você? Eles serão uma ameaça muito mais séria que qualquer dos caças envolvidos no furball, caso você tente o ataque planejado anteriormente e caso não houvesse a devida atenção à aproximação deles, isto fatalmente teria conseqüências trágicas para você. Nesta instância, a melhor escolha seria enfrentar os caças desengajados. Embora a posição e vantagem de energia desses caças sejam menores, não se deixe surpreender no engajamento, caso contrario você ficará vulnerável e será abatido pela ameaça mais potente e imediata neste quadro, assim cuide primeiro deles.

Como você pode ver e pode determinar a prioridade de ameaça formal naturalmente determina a ordem mais apropriada de engajamento que é o centro de seu plano de batalha. Use o seguinte critério para priorizar ameaças:

Classifique UMA Ameaça: Potente e imediata.
Classe Ameaça de B: Imediato só.
Classe Ameaça de C: Potente só.
Classe Ameaça de D: Nem Potente nem imediato.

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