sexta-feira, 14 de outubro de 2011

Cap.5 - Voando de Bombardeiro de nível no sever Frontline Sky, por Mutley

Amigos, agora vou relatar minha experiência como piloto de bombardeiro de nível no fronte Russo, o avião em questão é o He-111H-6.



Bem na verdade temos vários bombardeiros de nível, na Luftwaffe front russo, mas lá na Batalha da Inglaterra(Jogo WB) voávamos praticamente de Henkel 111 e de Junker 88. Na verdade o JU 88 era meu preferido, até desenvolvi uma técnica de bombardeiro de mergulho lá no WB, que me trouxe muitas vitórias, temos até um vídeo deste tipo de ataque no nosso canal de youtube.
Mas aqui o papo é outro e temos que lidar com comandos muito mais complexos que no Warbirds, como mistura de combustível, trim de ruder, aleirom e profundor, supercharger e embandeiramento do hélice. Não se assustem, em uma semana de treinamento com um de nossos veteranos, vc será um piloto de Henkel razoável, o resto é só treinamento.

1- Bem como já sabemos pelos tópicos anteriores como o 1º Gav Abutres foi transferido para o front Russo, seremos breves nesta parte, só voltando a agradecer aos pilotos do Squads BLW e Jaguer por toda a ajuda que recebemos.

2- Em meu voo solo no fronte russo, como era Unterofizier eu só podia voar de caça, não tive contato com os grandes pássaros, o que só foi possível após meu retorno de licença. Retornando já como feldwelbel a base , onde nosso Grupo de aviação estava alocado, encontrei os SubCos Sípoli e Pasfar na cantina do oficiais contando animados todas as técnicas de bombardeiros que tinham aprendido e treinado com os Squads que nos acolheram. E passei a me interessar mais por este tipo aeronave visto que o Pasfar, estava disparado nos pontos e o Sípoli logo atrás. Na conversa, Pasfar e Sípoli discutiam sobre duas técnicas distintas e suas preferências. O PAsfar aprendeu a bombar com o BLW, bombardeiro automático e o Sípoli com o Jaguer, manual.

3- E eu com a ajuda do Pirake e do Otto, pilotos do BLW, setei meus comandos, para poder voar de bomber, fiquei muito confuso, com todos aqueles comando, e achei que nunca iria nem decolar, comecei a treinar off line e nada dava certo, decidi voar com o PAsfar e o Sípoli, e só consegui decolar, não subia como eles, não navegava como eles e nem via ou muito menos acertava os alvos usando a mira Loften 7, diferente da Nordem do WB.

4- Após passar muita vergonha tentando pousar os He 111 e quebrando tudo, fique voando de caça e achei que era muita informação, que eu não daria conta do recado e ainda tiraria pontos do Squad e destruiria os aviões que outros pilotos poderiam fazer melhor uso. Esta fase foi osso, mas eu também sou osso duro de roer e não desisto assim tão fácil.

Aqui um vídeo de como setar as teclas e fazer seu bombardeio em nivel manualmente.



5- Um dia perdi o sono de madrugada, levantei da barraca de campanha decidido a acertar meus primeiros alvos. Tomei café na barraca de oficiais e telefonei ao Mecânico Chefe solicitando que preparasse meu bomber, ele questionou!
-Mas sem escoltas meu comandante?
e eu disse
-Sim, hoje vou até a retaguarda inimiga bombardear um alvo selecionado pela Inteligência.
Entrei na sala de inteligência(Site pág. missão atual) para pegar as informações sobre a missão, como a missão envolvia longas horas de voo sobre o mar da Criméia, vesti meu colete salva vidas na viatura e fui para o pátio de manobras.
Passei em revista a aeronave, fui para a cabine e fiz o chek list costumeiro e o plano de voo, eu já havia selecionado 40% de fuel e uma bomba de 2000kg e decidido que a técnica que eu usaria seria a de bombardeiro automático. Informei a tripulação para tomar seus lugares pois decolaríamos em poucos minutos, o Radio radar da Base informava que tinha pouca atividade de aeronaves inimigas e nenhuma sobre o alvo .
Após colocar o cinto de segurança, senti como se tivesse vestido a aeronave, agora ela passava a ser uma extensão do meu corpo, eu virava um guerreiro alado pronto a enviar o infortúnio aos nossos inimigos. Iniciei o meu bate papo com o avião. Digitando
-Ctrl 1 = motor um selecionado.
-I = motor um ignição.
-Ctrl 2 = motor dois selecionado.
-I = motor dois ignição.
-Ctrl 5 = todos os motores selecionados.
A fumaça azul saiu dos escapamentos e o cheiro de gasolina mau queimada invadiu a cabine, olhei para o lado e vi grama e poeira voando para trás.
- Apertei o botão do manche selecionando flap de decolagem.
- K= calços fora.
Acelerei a 30% para taxiar até a cabeceira da pista, com 2000kg de bomba mais o combustível, eu prefiro usar a pista toda.
Na cabeceira da pista, após a autorização da torre, acelerei a 110%, acertando o avião na pista usando o leme (Ruder), atingimos 180km e o He começou a subir sozinho.
- G= subir o trem de pouso.
- Flaps rised = usando o botão do manche para subir os flaps.
Guinei para a proa sul 180º e trimei o avião para uma razão de subida no nº 5 do mostrador. Diferente do WB, aqui não tem piloto automático para subir, vc sobe usando o manche ou os trims, que podem ser setados no teclado ou no caso de quem usa o Joy Saitec x52, nos dois botões do acelerador, assim vc traz a aeronave nos dedos, um pouco para a direita trim de leme para a direita, subir mais trim de profundor para cima.
Voando sobre o mar a navegação fica muito difícil, ai tive que recorrer ao comando TT, o qual não gosto de usar pois podemos ter Russos infiltrados em nossas comunicações e assim eles também recebe a minha coordenada. Guinei para 090º na coordenada equivalente ao alvo e continuei subindo. Quando cheguei a 3000m reduzi a mistura para 80%, isto é necessário para que seu avião não deixe aquele rastro de gasolina no céu e melhore a sua performance em altitude, devido ao ar rarefeito. 4000m acionei o 1º botão do Joy, passando o super-charge para a posição nº2(um tipo de turbo mecânico que comprime mais ar para os motores).
Assim que avistei o continente a minha frente cliquei no terceiro botão do Joy onde está setado o voo de nível automático, este comando nivela a aeronave e vc vai precisar apenas ajustar o leme, para mante-lo no curso desejado(lembrando que cada piloto pode escolher as teclas ou botões do Joy, personalizando os comandos).

Fui para a posição do bombardeador,
- C= mudar de posição dentro da aeronave
- Shift F1 para olhar pela mira Loften 7.
Olhando pela mira Loften7, eu subi o ângulo até avistar o horizonte.
- Shift 7 = subir o ângulo de visão da Mira( Teclado numérico com o "num lock" acionado)
- Shift 1 = descer o ângulo de visão da mira.

Feito isto ajustei a altitude da mira para ficar na mesma altitude que eu iria bombardear, 4000m.
- Shift 8= Subir a altitude na mira.
- Shift 2= baixa a altitude na mira.

Feito isto fui ajustar a velocidade da aeronave com a velocidade de bombardeiro.
- Shift 9 =sobe a velocidade na mira (geralmente para a altitude de 4000m eu coloco 330km na mira mesmo o avião estando a apenas 280km por hora)
- Shift 3 = Desce a velocidade na mira.

Assim apertei TT mais uma vez para ver se minhas coordenadas estavam me levando para as proximidades do alvo, logo em seguida comecei a avistar o alvo pela mira, ele estava um pouco a minha esquerda, acionei o trim de ruder levemente até que a linha vertical da mira fica-se sobre o alvo. E fui baixando um pouco o ângulo da mira, quando a cruz da mira sobrepôs o alvo acionei o bombardeiro automático.
- Shift 5= bomb auto.

A mira começou a ajustar sozinha e quando passava ou atrasava um pouco do alvo eu acionava a velocidade da mira
- shift 9 ou shift 3.

Olhando pela mira senti o avião subindo repentinamente e a mensagem apareceu bombs away. Fiquei olhando pela mira e pude ver a bomba caindo e acertando um trem inimigo, pronto missão cumprida, com meus primeiro pontos de bomber.

Voltei para cabine de comando.
D = Posição do piloto.
Desliguei o nível stab e guinei para a direita, até a proa 270º na direção do nosso território, ao chegar ao sul de minha base, guinei para 000º proa norte e iniciei a descida( descobri que fica muito mais fácil voar na posição do artilheiro de proa) 200m e 200km, acionei o trem de pouso, luz anti-colisão e flaps, reduzi o acelerador para 30%, e fui ajustando quando bico abaixa muito eu acelero, e assim até tocar o solo, no solo deixei ele rolar até parar quase sozinho, guinei para a esquerda liberando a pista e terminei a parada acionando o freio das rodas.
Fiquei muito satisfeito e com a certeza de que agora depois de tanto treino e sacrifício, a recompensa viria, pois acabava de cumprir a missão levando o caus a logística de suprimento dos Russos.

O 1º GAv Abutres já participou de 03 guerras no Frontline Sky, apanhamos na primeira, ganhamos a segunda e a terceira.

Por Mutley

Nenhum comentário:

Postar um comentário