segunda-feira, 14 de maio de 2012

Cap. 32 - Voando no Spit vs 109

Por Sípoli

Depois de quase um ano voando no servidor TabajaraHost no jogo Warbirds, peguei alguma experiência em voo com caças e pouca experiência com bombardeiros, porque alguma com caça e pouca com bomber se conseguimos reverter os resultados das guerras virando a mesma a nosso favor? Explicarei.

O voo no Warbirds (WB) é mais fácil do que no IL2, não temos algumas complexidades que temos no IL2, listarei algumas facilidades que o WB nos permite abaixo:
  • é possível voar nivelado automaticamente com qualquer aeronave, também é possível voar trimado perfeitamente subindo ou descendo;
  • existe um GPS que nos indica onde estamos no mapa;
  • não é preciso controlar passo de hélice;
  • não é preciso controlar temperatura de óleo;
  • quando levamos tiros no motor o mesmo não suja nosso canopy com manchas de óleo;
  • o bombardeio de alvos em solo é simples, basta esperar a mira do bomber passar sobre o mesmo e soltar as meninas;
  • as explosões das bombas tem raio de ação bem grande;
  • é possível voar com dois alas automáticos quando de bomber;
  • existem os ícones sobre os aviões inimigos, dizendo a distância e que aeronaves são;
  • entre tantas outras facilidades.

No IL2 o voo é muito mais complexo, dependendo do servidor também temos ícones, dependendo também não precisamos controlar o motor, temperatura e etc, pode existir o GPS também, mas como o objetivo da Abutres era evoluirmos como pilotos optamos por voar alguns servidores mais realistas, entre eles o FrontLine Sky (FLS), lá não temos GPS, nem ícones de inimigos, os ícones de amigos são observáveis a menos de 500m de distância, antes disso não sabemos se a aeronave é amiga ou inimiga.

Os bombardeiros eram mais precisos quando voávamos no IL2 com a versão 4.10.1m, depois que passamos para a 4.11.1m os danos causados por nossas bombas de duas toneladas ficaram ridículos no FLS, sem contar que para abatermos um IL2 ou um Pe2 era sofrível, eles não caíam de jeito nenhum, impossível aquilo na realidade, explodíamos vários MK108 em uma asa e eles não caíam. Os ótimos caças russos aliados a grande experiência de seus pilotos nos faziam sofrer muito e cair diversas vezes, o que acabava por nos desanimar, quando veio um fato inesperado... começamos a ser ofendidos racialmente quando começamos a abater os russos, eles não se conformavam com os fatos e partiram para a agressão verbal pelo chat do jogo, como a Abutres não concorda com este tipo de comportamento abandonamos imediatamente esse servidor, o que nos levou a ir voar em algo mais desafiador: SPIT vs 109 na versão 4.11.1m com Ultrapack 3.0RC e 3.0RC4.

O que o Spit vs 109 tem de desafiador? Ao contrário do FLS ele se passa em mais de uma frente de batalha, voaríamos contra caças russos e americanos, além dos ingleses... uma variedade enorme de aviões, bom... e daí? Daí que no Spit vs 109 não existem ícones nem de amigos nem de inimigos, precisaríamos começar a aprender tudo sobre as suas silhuetas. Sempre declinamos de voar no campeonato ADW justamente pelo receio de abatermos aviões amigos e acabarmos sendo vistos com maus olhos. Mas agora no Spit vs 109 isso era uma realidade.

Voei as primeiras missões no Spit com um pé atrás, logo nos primeiros engajamentos enquadrei alguns Tempests, Spits e Pe2, facilmente reconhecidos pelo formato das asas elípticas ou pelo leme duplo angulado do Pe2, não que fosse trivial esse reconhecimento, como as aeronaves voam em formações acabamos voando cercados de dots, isso nos faz ter mais cuidado, atacar rápido e subir logo, isso fez com que automaticamente as kills fossem aparecendo (claro que fui abatido bastante também), mas me animei, ao contrário do FLS que demorávamos horas para abater alguém, no Spit era possível abater dois em 20 minutos.

Também voamos algumas campanhas do ESCOMM junto com o JAGER e BLW, na mesma condição de não termos ícones e etc, as kills também vieram, portanto ando achando que voar nas condições do server Spit vs 109 são melhores do que voar no FLS, mas o Spit tem um porém, vários brasileiros voam por lá, e já vi algumas provocações via chat, portanto nossa opção de silêncio no chat deve ser rigorosamente seguida. Outro porém é com relação a fogo amigo, o server permite o banimento de quem acerta voluntariamente um amigo, e nem todo mundo esta ali para se divertir, alguns criam caso nestes acontecimentos, portanto todo cuidado é pouco. Atirei em um Stuka estes dias, confundi suas asas com as de um Mig, relapso meu, deveria ter dado um zoom para checar as marcas nas asas, não fiz isso e disparei uns bons Mk108 na asa esquerda dele, que voltou para pousar, o piloto não reclamou, mas acabou caindo no pouso e tenho uma kill de aeronave amiga.

Espero não derrubar mais amigos e que quando por ventura eu os derrube seus pilotos tenham espírito esportivo e aceitem na boa, assim como eu aceitaria, afinal é só um jogo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário