Segue abaixo um relato sobre a História do maior Ás aliado da Batalha da Inglaterra, o piloto Tcheco Josef Frantisek(RAF) 17 vitórias.
E eu me pergunto, quantos de nós fariam isto?
A competição pela liderança da lista de aces não era, oficialmente, uma idéia aprovada pela RAF, mas era fortemente encorajada pela Luftwaffe. Josef Frantisek (RAF) Piloto da Checoslováquia, escapou de seus país após a ocupação pelos alemães, voando com uma aeronave até a Polônia, onde lutou por 3 semanas contra a Luftwaffe, fugindo então novamente para a Romênia após a queda da Polônia. De lá, foi para o Oriente Médio, onde ele convenceu os franceses a enviá-lo para Paris, onde lutou novamente pela força área francesa contra a Luftwaffe, nas batalhas de maio e junho de 1940, conseguindo várias vitórias e sendo condecorado com a Croix de Guerre.
Então, como já de costume, escapou para a Inglaterra, após a queda da França, indo juntar-se a RAF. Lá passou por um treinamento operacional em Hurricanes e foi incorporado ao 303 Squadron (esquadrão polonês). Logo no início de suas operações, tirava do sério seus colegas e comandantes, pois não respeitava a disciplina no ar ou mesmo a aplicação de táticas, mas meramente perseguia os alemães com forte ferocidade. Então, suas qualidades de excelente piloto de caça foram reconhecidas e sua “guerra particular” contra os alemães foi tolerada, sendo permitido que ele voasse mais como um “convidado” no esquadrão, podendo agir livremente à sua maneira. Ele já tinha atingido 17 vitórias, quando um acidente aéreo tirou sua vida. Pesquisas recentes mostram que ele foi o maior ás aliado do Fighter Command durante a Batalha da Inglaterra.
Nenhum comentário:
Postar um comentário