quarta-feira, 27 de junho de 2012

Cap. 34 - B-17 down ( Derrubando a Fortaleza)

12 de Junho de 1943. Mas uma manhã cinzenta da guerra se manifestava.

A Força Aérea Abutres, estava alojada no aeródromo de Abeville, noroeste da costa Francesa, próximo de Calais. A maioria de nossos pilotos estava de folga, devido cansativa escolta de bombardeiros feita no dia anterior.

A Luftwaffe estava testando um novo tipo de radar de altitude, esperávamos que este equipamento fosse capaz de captar as formações de B-17, um bombardeiro de grande altitude empregado agora pelos Estadunidenses.

Estava no mess dos oficiais me preparando para um dia de burocracia, onde junto aos Comandantes de Grupos Ten. Col. Pasfar e Major Sípoli, colocaríamos em dia a papelada da Força. Quando um StabFeldweber ( Primeiro Sargento) vem até minha mesa.

Após a continência e apresentação, diz que me aguardam na sala de operações. Sigo no carro com o Sargento até a sala de operações. Lá o Coronel Hermann me aguarda, e me informa sobre uma missão de interceptação e orientação pelo novo radar.

- Comandante Mutley, o Sr. pode indicar algum experiente piloto dos Abutres para esta missão?

Pensei com meus botões, na pilha de papéis que me aguardava e respondi.

- Bem Coronel, meus pilotos voaram uma longa missão de escolta ontem e amanhã teremos outras. Na verdade gostaria de te-los descansados amanhã quando teremos um longo dia.

Após um breve silêncio.

- Mas ( continuei), eu não tenho muito o que fazer em terra hoje, e gostaria muito de saber sobre este novo sistema de interceptação, para passar maiores informações para nossos pilotos.

- Ok Comandante mande preparar seu avião, vc receberá as instruções com a frequência de rádio antes de decolar.

Sai satisfeito da vida, e segui para a barraca de comando da Abutres.

Em frente a barraca os pilotos entravam em formação. Encontrei, os oficiais do Comando da nossa Força Aérea, Pasfar, Sípoli, Fred e Maddog .

Após a continência exclamei:

- À vontade Senhores.

- Senhores, na ordem do dia de hoje, teremos apenas serviços de rotina. Pilotos liberados para descanso, não esqueçam de fazer a manutenção de seus equipamentos, armamento pessoal, PQDs e todo o resto. 


- Comandantes e Subcomandantes, temos muito trabalho burocrático para colocar em dia, podem solicitar ajuda aos Aspirantes que não voaram ontem. ( Os oficiais do comando fizeram cara feia, burocracia era a parte chata do trabalho).


- Recebemos a comunicação sobre a promoção do Víguel para Capitão. Parabéns Capitão Víguel, segure ai suas novas divisas. (ai a turma fez um grande HEEEEE de comemoração por nosso amigo).


- Dispensados.


E com exceção de Pasfar e Sípoli, os outros saíram.

Pasfar perguntou:
- Comandante a que horas começaremos a burocracia? 


- Senhores, podem começar imediatamente, eu infelizmente não poderei ajudá-los, fui escalado para uma missão de aferição do novo radar, realmente uma pena!


Sai da barraca sorrindo e fui para minha barraca pegar meu equipamento.


Peguei meu maravilhoso cavalo alado, o FW-190 A8, um puro sangue, quase selvagem, que já havia custado a vida de muitos pilotos, pois não sustentava em baixas velocidade, stolava e era chão na certa.


Eu sempre dizia para os cadetes:


- Manobra perto do chão, caminho pro caixão. De FW só BZ, dogar só de BF.


Este avião de alta performance em altitude e fartamente armado, não aceitava nem um simples snap roll, para deixar o inimigo ultrapassar, pois perdia a asa, stolava e entrava em spin, sendo de difícil recuperação.
Para recuperar, precisava desacelerar tudo, empurrara o manche para baixo, e dar ruder e aileron para o lado oposto, no mais era rezar até que vendo o chão se aproximando quando ele te permitia puxar o manche novamente nivelar e voltar a acelerar.


Decolei, subindo a 350km/h, 15m/s. Acelerador em 100%, radiador 100% e propitch no automático. Fiz uma ampla curva seguindo agora em direção a Calais e logo avistei seu porto.


A radio me chamou e informou.


- A00 aqui base R.


- Base R aqui A00 alto e claro.


- A00 formação cruzando o canal, seguindo para Calais. Não temos a altitude, siga na proa 280º e suba.


- A00 ciente.


Acelerei minha máquina a 110%, e rapidamente cheguei a 6K.  Avistei bem longe duas condensações a 8k.
Continuei subindo até 9k. Meu avião também deixava um rastro de condensação agora e a escolta aliada poderia me ver facilmente.

O alvo foi crescendo, e pude vislumbrar dua Fortalezas voadoras ( B-17) voando na proa 095º. Olhei em volta e aparentemente não tinha escolta. Informei a torre sobre o avistamento, e que iria dar combate.

- Autorizado, mas tome cuidado vc está sozinho.

- Ciente.

Mergulhei com tudo na B-17 que estava mais atrás, e suas metralhadoras começaram a atirar.

Com uma velox de 700km/h, eles não conseguiam me acertar e eu mirei bem na asa direita, pois a outra B-17 estava na esquerda e eu não queria ficar na pontaria desta segunda, quando recupera-se alt, para dar outro passe.




Apertei os gatilhos das 13mm e dos 4 canhões de 20mm, mirando entre os dois motores da asa direita, terminada a passada, olhei para ver o estrago, e tinha muito buraco na asa e o motor mais próximo a fuselagem estava fumando. Iniciei a recuperação e fiz uma volta ampla para voltar aos 9k e ter velox no mergulho. Aproximei novamente e mergulhei.

Atirei tudo que tinha agora em uma rajada de 5 segundos, o piloto da B-17 tentou guinar para a direita para tentar escapar de meus obuses, mas a já castigada asa não aguentou. Uma imagem unica, vendo aquele monstro voador, quebrando e despencando em direção ao canal.

Recuperado de toda esta ação, meu avião estava perfeito, não tinha um arranhão se quer, subi e fui em direção a segunda B-17. Estava tão concentrado que durante todo este tempo nem me preocupei com caças inimigos. 
Mas os gritos desesperados das tripulações dos B-17, atraiu a atenção de um piloto de P-51. Quando eu estava com baixa velocidade me preparando para nivelar e seguir para a outra B-17, 














ouvi um barulho de motor crescente, não podia acreditar, mas fui tirado do meu torpor ao ver as traçantes passando ao meu re



dor. Quase com uma folha que cai, empurrei o manche e dei leme e ailerom para a direita, na conhecida manobra " fuga de Hartman". O Piloto de P-51 ficou atônito me procurando, enquanto eu mergulhava em uma proa 90º Graus diferente da que estávamos, mas meu avião já não era o mesmo. Algumas .50 tinha me atingido, olhando para frente pude ver o porto de Caen, torcendo para avistar algum caça amigo que pude-se vir em meu auxílio,.

Olhei para trás e o P-51, já vinha mergulhando com tudo, quando se aproximou fiz um break a direita com receio de minha asa quebrar, avistei uma pista de grama no penhasco na beira do canal e segui para ela, meu motor estava superaquecido e começou a fumar, o P-51 não desistia e veio em minha perseguição, a antiaérea da pista e do porto começaram a atirar, e quase me acertaram. Reduzi a aceleração e iniciei umas tesouras para perder energia. O P-51 aproximando, nem tentei baixar o trem de pouso, arrastei a barriga do avião pela grama, o hélice entortou e o motor cuspiu várias peças pelo caput. Abri o canopi e sai correndo, o P-51 ainda acertou alguns tiros no meu FW e partiu, de volta ao canal e a Inglaterra. 

Algumas horas depois, sentado na grama esperando uma carona de volta a Abeville, avisto um carro que se aproxima, o carro é nosso velho Kuben Wagen da base, e dele descem Pasfar e Sípoli.

- Comandante tudo bem?

- Sim sim, vamos para casa.

- E o trabalho que estavam fazendo na base ( Eu pergunto)?

 - Quando íamos iniciar nos chamaram na sala de operações para acompanhar o seu combate, e desde então paramos tudo.( Os dois fazendo um olhar bem vivaldino).

- Humf! Sobrou!

Ao chegar na base, confirmamos a minha primeira vitória sobre um quadrimotor.

A missão:Spit vs 109 4.09 Mod
Game Server IP: 69.90.34.220:21030


Start TimeJune 12th 2012 01:28 AM
Duration02:00:40
Objective TypeCOUNT
MapCross Channel
AerodromePlaneIn Use LimitTotal Limit# Lost
AW26.7B-17G001

Fw-190A-8 ( < + 



Sortie Start
01:30Wheels Up
18:40Damaged ( Lothar's ) Plane[SORTIE]
18:48Killed Pilot ( Lothar )[SORTIE]
18:48Shot Down ( Lothar )[SORTIE]
20:58Plane Damaged
21:06Sortie End - Refly


B-17G ( US A )



Sortie Start
00:02Wheels Up
15:38Plane Damaged by PILOT ( Abutres-Mutley )[SORTIE]
15:42Pilot Wounded
15:46Pilot Killed by PILOT ( Abutres-Mutley )[SORTIE]
15:46Shotdown by PILOT ( Abutres-Mutley )[SORTIE]
16:42Sortie End - Refly

Nenhum comentário:

Postar um comentário