quarta-feira, 22 de agosto de 2012

Cap. 46 - Cruzes negras sobre Caen

Junho de 1944


 Com o desembarque aliado na Normandia, cai o mito da Fortaleza Europa. E todo o esforço para blindar o continente foi por terra. Rapidamente  os exércitos aliados tomaram várias cidade entre elas Caen, tendo em sua proximidade algumas bases aéreas que tínhamos utilizado na batalha da Inglaterra.

Com o grosso das forças de bombardeiro e suas escoltas partindo ainda da Inglaterra, estas bases estavam sendo utilizadas, por aviões de ataque ao solo e bombardeiros leves aliados, para ataque ao nosso porto de Calais. Ao qual os aliados esperavam tomar o quanto antes, para poder contar com mais um lugar adequado para o desembarque de suas tropas.

Lutávamos por nossas vidas naqueles dias, e em contante minoria, sendo no front oeste, uma relação de 08 aviões aliados para cada 01 dos nossos. Todos os nossos pilotos já haviam decolado para as patrulhas matinais e algumas missões de ataque a cabeça de ponte na península de Cherburg.

Neste dia me mandaram em uma missão de observação, decolando um de nossos melhores aviões, o BF-109 G10 erla. Com uma poderosa câmera, deveria voar a 10k, fotografar o avanço aliado, não entrar em combate, e RTB ( Retorno a base).

Decolei do sul, subi para oeste, ainda em nosso território, ao longe via a nuvem de poeira levantada pelas bombas da frota aliada, abrido caminho em nossas defesas.

Chegando a 9 k, rumei para o norte, entrando em território já sob domínio do inimigo. Sozinho, tirava as fotos e ficava procurando rastros de condensação, dos temíveis P-47, não queria ser surpreendido.

Voei por aproximadamente 20 minutos e fui até o mar, já bem ao norte, por duas vezes pude ver refregas entre nossos aviões e os inimigos, nesta última pareciam P-51 e alguns FW-190.

- Ai que vontade de mergulhar e ajudar estes caras. ( Murmurei)

Mas minhas ordens eram bem claras. Após tirar algumas fotos da frota aliada e os portos flutuantes nas praias, fiz meia volta para pegar o rumo de casa. Conferi da esquerda para a direita a minha volta, para ver se alguma condensação denuncia algum bandido, e quando terminei olhando para minha direita, abaixo do sol, parecia um dot ( ponto no céu). Pisquei algumas vezes para clarear a visão e apertei as pálpebras filtrando a luz do sol e já bem perto tive certeza.

- Putz P-38, curva. ( falei ordenando que meus braços fizessem alguma coisa além de parecerem imobilizados)

Curvei e o P-38 passou mergulhando em minha cauda, curvei na direção que ele seguiu e ele ao invés de subir mantendo a altitude, desceu 3k para a altura das nuvens. Resolvi não segui-lo e manter a vantagem. Aproei novamente para o sul e fiquei de olho nele, que vinha subindo abaixo da minha asa direita.

Mas, como nem sempre conseguimos cumprir as ordens ao pé da letra, não resisti aquele desfile do P-38 e seu piloto que me desafiavam a segui-los e a mostrar o que eu sabia.

Olhei em volta, e não tinha mais nenhum inimigo que pudesse interferir em nosso duelo.

Fiz uma inversão e mergulhei de 9k para 4k que era onde ele estava, minha velox era de 750km/h, e ele a uns 400km/h curvou quando me aproximei de sua six(cauda da aeronave), eu com minha experiência não entrei no jogo dele e voltei a subir e rapidamente estava a 8k.  Agora sabíamos que não tinha nenhum novato aqui, dois veteranos de anos de guerra aérea, em duelo.

Eu poderia interromper o combate e desengajar, já que tinha muita vantagem em alt. Mas a adrenalina era muita, não resisti, quando ele passou abaixo de meu nariz e mergulhei novamente, desta vez disparando dois segundos de metralhadoras. E voltei a subir e curvei em sua direção, desta vez quase cometi um erro, e agora estávamos na mesma alt., e quase passamos HTH.

Quanto ele passou por por baixo fiz uma inversão para tentar pegar sua six, mas ele subiu rápido e teve um momento de vantagem. Mas quando ele mergulhou com muita energia, fiz uma curva fechada que ele não conseguiu acompanhar.

E assim passamos mais de 10 minutos em um combate vertical de facas, com curvas e tentativas de pegar a six, sem nunca tentar o HTH. Por alguns momentos pensei que seria derrubado, o piloto adversário demonstrava extrema perícia e conhecia bem seu avião.


Arrancando o máximo do meu BF-109- G10, os ponteiros de temperatura acusavam que eu teria motor Daimler Benz 605D por pouco tempo se mantivesse o cabo do acelerador esticado, despejando toda a mistura e mais a injeção de metanol dentro dos seus cilindros, desacelerei para 90% e abri os radiadores em 100%.

Em outra manobra quando ele passava novamente por baixo, fiz uma inversão saindo praticamente em sua six, e ele subiu e iniciou um looping e ao invés de continuar no seu looping que dificultava a minha perseguição, cometeu o erro fatal.

Subiu e rolou duas vezes a direita, perdendo energia e me dando a chance de acertá-lo em um feliz tiro de deflexão. Atingi seu tanque de combustível na asa esquerda. E provavelmente danifique o ailerom desta mesma asa.


Ele voltou a rolar, agora para a esquerda, passando em mergulho bem na minha frente, acertei mais alguns tiros de metralhadora, e mergulhei invertido em sua six, ele nivelou o avião continuou sua tentativa de fuga, efetuei vários disparos de dois segundos só com as metralhadoras, esperando uma chance de usar o canhão.

O combustível vazando de seu avião grudou em meu para-brisas, tornando minha visão muito turva, mas mesmo com medo de colidir com ele continuei a perseguição, a esta altura já a uns 3k, com receio de ser engajado por algum inimigo que estivesse de passagem.

Chegamos a altura das nuvens e ele tentou algumas tesouras para ver se eu o ultrapassava. Em um certo momento acertei seu motor esquerdo, que começou a fumar.

E logo em seguida ele tenta mais um tonoux a direita, e atiro com tudo, 13mm e 30mm, acertando em cheio sua asa direita, que com a força G do rolamento se parte.

Ele cai em parafuso sem uma das asas, continuo acompanhando.

-Salte, salte, vamos lá amigo. ( grito em meu cockpit).

Puder ver a ejeção da carlinga e em seguida o piloto no ar, em forma de cruz, abrindo o para-quedas.

Sorri e balancei as asas ao passar por ele.

Voltei para a base muito feliz, pois derrubei a máquina de guerra, e poupei o veterano piloto, para quem sabe um dia nos encontrarmos em outro duelo, ou  quando a maldita guerra acabar.

Pode ter sido sorte, pode ter sido por termos aviões diferentes, mas sempre levo está lição: É importante conhecer os aviões inimigos, mas, melhor que isto "É conhecer seu avião mais do que o adversário conhece o dele!"


O Vídeo desta missão, assim como tantos outros podem ser visto em nosso canal no Youtube
http://www.youtube.com/user/AbutresTH



Nenhum comentário:

Postar um comentário