terça-feira, 21 de agosto de 2012

Capítulo 45 - O caça secreto: Andorinha!


Depois dos voos com o Dora Nove e o Ta152, fiz meus relatórios dizendo os prós e contras das aeronaves, e como consegui dois abates com o mesmo D9 e 3 com o Ta152, me dei bem com as novas aeronaves e acabei sendo chamado a sala de comando na base para conversar a respeito desses voos de teste, com certeza meu comandante Ten. Cel. Mutley e o comando da base iriam me interrogar bastante sobre os voos.

Chegando na mesa do comandante da base vi o Co da FAA sentado. O Mutley segurava um papel, olhos arregalados, pude ver que era uma mensagem direta do alto comando OKL, achei que eu seria seriamente repreendido por ter perdido o D-9, mas não, era uma mensagem me "convidando" a voar uma arma secreta. Na mensagem diziam que meu voo deveria sair no dia seguinte as 04:00h para Berlin, iria em um Ju-52 junto com outras pessoas e suprimentos, me opus violentamente ao fato de ter de ir como passageiro em um Ju-52, o lugar de um piloto de caças é dentro de seu caça esbravejei,  os comandantes tentaram me convencer do contrário, mas apenas disse:

"Nos céus só existem dois tipos de pilotos, os que saem para caçar e os que saem para ser caçados, e de Ju-52 não dá para caçar!". Fui prontamente compreendido pelo meu comandante, o Ten. Cel. Mutley liberou minha viagem em meu FW190A5, só assim eu teria confiança em voar nos céus pontilhados de caças dos aliados, o Ten. Cel. Pasfar iria como meu ala durante o translado.

Chegando a Berlim tive um breve encontro com Hermman Goering e o nosso comandante da caça, Adolf Galland, com seu charuto e seu bigode, me lembrei do BLW Otto na mesma hora. Tivemos uma conversa sobre os problemas no front, as nossas aeronaves, os aviões inimigos, falavam de tudo mas não me falavam nada da nova arma que eu iria voar, e a minha ansiedade ia aumentando, quando finalmente começaram ao falar do desenvolvimento dos motores do Reich me apresentam os desenhos e algumas fotos da nova ave de rapina, meus pensamentos foram:
  • Esplendido
  • Lindo
  • Amedrontador
  • Fuido

Me explicaram tudo a respeito da aeronave, possuía um motor revolucionário, movido a reação, poderia voar com combustíveis menos puros, mais fáceis de se obter, voaria a velocidades altíssimas, ao menos 150km/h mais rápido que o caça mais rápido nos céus, e possuiria 4 canhões de 30mm no nariz, era a arma final pensei.

Os primeiros testes foram intensos, mas apenas de taxi na pista, os motores eram muito sensíveis, por isso a atenção dispensada ao taxiamento era enorme, poderíamos destruir o avião antes da primeira decolagem, o trem de pouso dianteiro também não era muito robusto, sensível a movimentos laterais excessivos. 



Não haviam Me262 biplaces, o que tornava o treinamento teorico muito duro, o meu primeiro voo nesse avião seria um voo solo! Após uma semana de treinamento finalmente marcaram a data da minha primeira decolagem. Não consegui dormir a noite inteira na véspera, foram pequenos cochilos e eu já acordava tenso pensando em como iria ser o voo.

Acordei muito mais cedo que o normal, fui até a pista, enquanto o sol nascia e pintava o Me262 de dourado, me sentei a uns 50m do Me262, fiquei admirando sua silhueta por mais de 40 minutos, estaria eu de frente a arma final? Seria esse avião o responsável pela reviravolta na guerra? Logo começaram a chegar os engenheiros e mecânicos do Me262, esse avião era cercado de uma aura incomum, as atenções dispensadas a ele eram enormes afinal eram caros e raros, poucas unidades haviam sido produzidas, pouco tempo depois também chegaram os pilotos dos FW190 que iriam me escoltar nas decolagens e nos pousos, afinal essa era a pior hora para estar dentro de um Me262, ele ficava extremamente vulnerável nestas situações a baixa velocidade.

Resolvi relaxar um pouco e fui tomar meu café, o pessoal do rancho batia em minhas costas, me olhavam diferente, eu não entendia o porque, até que finalmente me encontrei com o Ten. Cel. Mutley, o Ten. Cel. Pasfar e o Capitão Viguel, fui surpreendido com a presença deles, mas me senti aliviado, poderia desabafar minha ansiedade com eles. Vieram para ver esse voo, receberam autorização do OKL para estar na base de testes de armas secretas, afinal teríamos alguns desses a nossa disposição logo.

Fui para o Me262, me preparei para a decolagem, liguei os reatores, a sensação era muito estranha, sem ruídos, sem vibrações, a velocidade aumentava lentamente, consegui colocar 300km/h antes de puxar o manche. Me arrasto pelo ar após a decolagem, os FW190 de escolta começam a voar ao meu redor, mais alto que eu, vou ganhando velocidade, 400, 500, 600, 700km/h, os FW nada mais podem fazer, ficam para trás, começo a subir sobre a base que aliás ficou para trás muito rapidamente, o que até atrapalhou um pouco a navegação, afinal utilizamos a base como referencia nas navegações. Chego a 5.000m de altura, faço voos de 40 minutos durante todo o dia, não me canso desse avião.

O último voo termina as 16:30h, faço a atualização da caderneta de voo, um relatório sobre os voos, me reúno com os engenheiros de voo e temos uma conversa de 45 minutos a respeito do avião, finalmente sou dispensado as 18:30h quando vou ao alojamento para tomar um banho. Passo pelo dormitório e marco um jantar com o pessoal da Abutres.

Batemos um papo regado a muita cerveja, alguns petiscos e muitas músicas, conto tudo sobre o Me262, os 3 ficam maravilhados com essa máquina, não perdem por esperar.

No dia seguinte a rotina de testes se inicia as 06:00h, e no terceiro voo escuto um chamado no rádio: "Atenção FW190, inimigos! Localização de aviões Halifax e P-51 ao sul da base, heading 185, cerca de 100km e 5000m. FW190 podem engajar!".

E eu? Pensei!

Gritei no rádio:
-Meu Me262 esta armado?
-Sim. Respondem.
-Torre, permissão para engajar? Pergunto.
-Positivo, engajar!

Me autorizaram! Eu era o único Me262 voando naquele momento.

Alguns dos FW190 que voavam ao meu redor nessa hora já iam proa sul, mas ficam para trás rapidamente, não posso deixar de admirar esses belos Butchers com seus narizes amarelos e enquanto olho os lindos FW ficarem para trás vejo meu rastro de fumaça preta, prontamente reduzo para 95% de potência, assim meu motores não deixam rastros, serei confundido com outro caça qualquer até que seja tarde demais para o inimigo! Continuo subindo, 10.000m, ok, esta ótimo, penso.

Após poucos minutos de voo silencioso posso ver ao longe alguns pontos voando em direção a Berlim, inicio alguns mergulhos suaves a cerca de 850km/h me aproximando cada vez mais dos aviões, a sensação de pilotar o Me262 era indescritível, maravilhosa, a velocidade era pura mágica. O único problema era na questão da identificação das aeronaves antes do ataque, nesta velocidade tínhamos praticamente 2 segundos para identificar e atirar, se demorasse mais acabavámos passando pelo inimigo, o que não era muito problema também tendo em vista o uso do combate de energia com esse novo caça.

Chego rapidamente no primeiro avião, inconfundível sua silhueta com a bolha transparente do canopi e a entrada de ar em forma de corcova na barriga, era um P-51, meu pior inimigo nos ares, tento alinhar para o primeiro disparo dos meus canhões de 30mm mas o desgraçado faz uma forte curva antes do meu ataque, puxo o manche suavemente em direção ao meu ventre enquanto subo para ganhar mais energia, o segundo P-51 abre para esquerda do seu líder tentando uma armadilha. Mergulho novamente no P-51 líder, e numa descida alucinante o meu Andorinha chega a estremecer, não posso errar, mas a velocidade é absurda, tenho a vantagem agora de não precisar identificar o inimigo, sei que é ele lá, faço outra passada enquanto o P-51 tenta novamente curvar para escapar, mas dessa vez antecipo sua saída para a esquerda e consigo acertar um 30mm na ponta de sua asa esquerda, ele perde desempenho mas continua a curvar, seu ala tenta me engajar mas é perda de tempo, estou alucinadamente rápido! Volto a subir, a força G é tão intensa que começo a ter problemas na visão, minhas mãos pesam toneladas, tenho dificuldade de respirar.

Os médicos alemães estavam apreensivos no início do uso dos Me262 pois os pilotos apresentavam fortes sintomas do uso excessivo das forças G, isso foi alvo de preocupação por parte do alto comando, chegaram a nos chamar de loucos por voarmos assim, mas não tinha nada mais prazeroso que isso, o Me era nossa arma final.

Me recomponho ao final da subida, estou cerca de 2000m acima dos P-51, posso ver o líder sem o pedaço da asa esquerda, ele não me trará mais tantos problemas, resolvo mergulhar no ala, puxo uma leve curva por cima dos dois P-51 e mergulho praticamente na vertical, tenho o P-51 ala como um crucifixo no meu colimador, atiro logo na sua frente e acerto sua fuselagem bem atrás do canopi, o caça se parte em dois e quase chego a colidir com o profundor dele, pois após o ataque me preparei para passar atrás do P-51, mas seus destroços formaram uma nuvem na minha frente, mantenho a descida por alguns poucos segundos enquanto inicio novamente a subida, a essa hora o P-51 líder estaria desesperado, sem a ponta da asa ele sabia que iria morrer, então ele mergulha, na tentativa de me fazer perseguí-lo e assim perder minha vantagem, mas não caio na dele, me mantenho alto, voando acima dele, em umas vezes em que ele serpenteia para me localizar percebo que me perdeu de vista, mergulho em suas 6h baixa e passo de baixo para cima, os 30mm acertam logo na frente do radiador, fazendo o P-51 perder enormes pedaços da fuselagem e da raiz da asa, não aguentará sequer um curva, passo subindo a sua direita, a emoção é enorme, derrubar dois P-51 é uma proeza e tanto, estou cansado ao extremo as curvas drenam minhas energias, mantenho o inimigo na minhas 8h baixo enquanto curvo ainda mais a direita, ele tenta me perseguir, mas como previ sua asa direita acaba dobrando para cima, pude notar que acertou em cheio a bolha transparente do P-51 que mergulha em parafuso em direção ao solo e se espatifa no meio de uma vila a beira de um rio, espero não ter causada a morte de alemães em solo.




Como os 30mm do Me262 possuem pouca munição me preparo para voltar para casa, os FW190 começam a cruzar comigo somente agora, cerca de 4 minutos após eu iniciar os combates, aproveito para saudá-los com o típico balançar de asas dos que abatem seu inimigo, os FW190 prontamente formam ao meu lado, alguns mais acima, uma segunda leva deles passa direto indo diretamente para a ação, inicio o procedimento de descida e com a escolta consigo abrigo seguro em nossa base onde sem sequer sair do Andorinha peço combustivel e munição, vou voltar para a ação.

Praticamente ordeno outra decolagem, dessa vez não é mais uma decolagem de treino, é caça mesmo, sou autorizado, os FW190 ainda não pousaram, aviso que desta vez irei baixo, irei atrás dos bombardeiros.

Ouvindo a conversa dos pilotos dos FW que estão na frente de batalha é possível notar que alguns Halifax retornam após cumprirem sua missão, estão baixo conforme previ.

Com o Me262 ganhando velocidade nivelado a baixa altura chegarei rapidamente aos inimigos, quase 20 minutos após a decolagem posso ver quatro Halifax em formação, voando a cerca de 100m de altura, tentando se camuflar no chão passando despercebidos pelos caças que voam alto. Inicio uma subida para poder ganhar energia e passar muito rápido por esses Halifax, os gunners podem me derrubar facilmente, fico cerca de 1km longe deles, e procuro me manter uns 500m acima deles, quando a 750km/h inicio o meu mergulho, engajo primeiro o Halifax da direita, mantendo os outros todos a esquerda, as opções de fuga serão menores, podem colidir se curvarem muito para a esquerda, passo num angulo de 15 graus para baixo, mirando no cockpit do halifax aperto o gatilho segurando o mesmo apertado por uns 5 segundos, a rajada de 30mm vai acertando o Halifax desde a raiz das asas até a cauda, é possível ver por dentro dele, o mesmo inicia uma inclinação a direita, lenta, que vai tomando forma de um touneau, saio para a esquerda dele, já enquadrando o segundo Halifax, acerto poucos tiros que praticamente só acertarm a asa esquerda, errei a passada, mergulho passando por baixo deles, assim ganho velocidade e consigo escapar, vou curvando a direita me afastando desses aviões magnificos enquanto trato de ganhar velocidade e altura, completo a curva num 360 e já me ajusto na traseira do Halifax danificado, dou curtas rajadas de 30mm que vão explodindo na cauda e asas do monstro, o gunner traseiro para de atirar, será que o atingi? Minha oportunidade! Saio a direita para me manter mais afastado dos outros 2 Halifax da formação enquanto me mantenho as 4h do meu alvo, alinho meu avião com o leme para a esquerda e e atiro novamente de longe, desta vez meus tiros passam por cima dele, empurro o manche e disparo novamente, acerto logo atras das asas, o gunner lateral silencia também, pronto, sou um caçador com uma presa fácil, me aproximo rapidamente e seguro o gatilho por um longo tempo, o tremor dos canhões ao mesmo que chacoalha meu caça com sua força deve estar estremecendo o Halifax com as fortíssimas explosões na sua fuselagem, ele não se aguenta e explode em milhares de pedaços, caindo entre fumaça e fogo junto com seus destroços, a cena é aterradora e magnifica ao mesmo tempo.



Novamente subo para a proteção das alturas, onde estão os FW???? Pego rumo para a base, estou me expondo demais com esses Halifax. Volto para a base fazendo grandes esses pelos céus, estou sozinho, posso virar o alvo caso os P-51 apareçam, mas não foi o caso, após 5 minutos de voo tenso retornando para casa cruzo com os FW novamente, mais dois balançar de asas e estou indo para um descanço merecido.

Passo sobre a base e antes de fazer meu pilofe para perda de velocidade realizo outro balançar de asas, pouso tranquilamente sabendo dos FW190 a me proteger e a pista de concreto em bom estado abaixo de mim.

Finalmente posso usar um novo badge, tive meu batismo de fogo no Me262.


Um comentário:

  1. Hahaha, muito boa Sípoli, muito boa mesmo.

    Pena que no WOP só tem uma missão de 262, e são apenas 02. MAs vamos lá, fazer uma missão nossas para voarmos o 262 em formação, e lutando contra B-17 escoltados por P-51. Desembarco no dia 26/08 se tudo correr bem. Vou ver se consigo criar uma missão assim. Para treinarmos de 262.

    ResponderExcluir