Amigos como sabem meu pai foi piloto de P-47D, entre 1945 e 1947.
Sendo louco pelo assunto, e após ler a segunda parte da matéria sobre P-47 na revista Asas, comparei com a caderneta de voo dele, e descobri que entre os vários P-47 registrados estava o de marcação da FAB 4121, que corresponde de acordo com a resposta que obtive da revista ao Ex 44-20345, que foi o segundo D3 a voar na Itália ( O primeiro foi abatido pela flak).
Abaixo a troca de mensagens no facebook com a revista Asas.
Marcos - Fascinado com a reportagem sobre os P-47 no Brasil, fiz algumas comparações com as cadernetas de voo do meu Pai. Que voou no 2º/1º GAvCa quando passou a se chamar 9º GAV em 1947. Uma das anotações informa voo no P-47 4121, que de acordo com a matéria seria um dos aviões que atuaram na Itália. Alguém sabe em que esquadrilha este avião voava na guerra?
Asas - Obrigado por entrar em contato conosco. Achamos muito interessante a história que você contou e, para lhe dar um retorno mais completo, pedimos ao Cel. Aparecido Camazano Alamino, que escreveu a matéria, responder a sua dúvida. Seguem os esclarecimentos abaixo:
O FAB 4121 era um P-47D-30-RE ex-44-20345 Ele foi o D3, ou seja, da Esquadrilha Verde, que atuou na Itália sob o comando do Cap Av Newton Lagares Silva.
Ressalto que esse avião acidentou-se com perda total em Santa Cruz em 02/jul/1948, segundo os registros da Base Aérea de Santa Cruz.
Um grande Abraço.
Aparecido Camazano Alamino
Historiador Aeronáutico
Marcos - Muito obrigado, ao pessoal da revista e ao Coronel Aparecido Camazano Alamino. Guardo com carinho qualquer informação que me levem a percorrer os caminhos da vida do meu falecido Pai. Apesar de ter servido ao Exército, a aviação militar está no sangue.
Este provavelmente é o D3 abatido pela flack na Itália.
Mas se ele teve perda total em 1948 no Brasil não é o mesmo avião, provavelmente o D3 foi substituído na Itália por um mais novo.
ResponderExcluirContinuando a pesquisa, até o momento descobri que tivemos 04 D3 Esquadrilha Verde na Itália.
ResponderExcluirO Primeiro 42-26774, perdido em acidente em 17/02/45 Piloto Prates.
O Segundo 44-20339 derrubado pela Flak em 13/04/45 Piloto Santos
o Terceiro 42-26760 consta como em poder do 1º Gavca.
e o Quarto 44-20345 que ficou com a matricula FAB 4121 também consta como em poder do 1º Gavca.
Este da ilustração não tem na lista.
Lista do Site Jambock
ResponderExcluirhttp://www.jambock.com.br/v3/index.php?option=com_content&view=article&id=111:thunderbolt-listagem&catid=52:cat-thunderbolt-listagem