segunda-feira, 30 de julho de 2012

Capítulo 40 - Nova experiência, um novo FW?


2 meses após os voos com o FW190 D-9, e apesar da perda de uma das aeronaves, fui novamente selecionado para voar um novo avião de caça, agora o avião era o Ta152, onde as iniciais Ta representam uma referencia a Kurt Tank seu projetista, era uma norma nova da Luftwaffe onde seus aviões começariam a ter as iniciais de seus projetistas, não era o caso do FW até então. Este é o último dos modelos da Focke Wulf a ser desenvolvido e a entrar em ação durante a WWII. Não fosse a alteração na referência o Ta152H seria provavelmente chamado FW190H.



A princípio achei que voaria uma aeronave completamente nova, mas o Ta152 lembrava muito os FW e isso me deixou mais tranquilo. As principais diferenças eram o motor e as enormes asas. As primeiras 20 unidades de pré-produção foram entregues em Novembro de 1944, seis meses antes da queda de Berlim. Em Janeiro tinham sido completados 50.

Depois de alguns voos de testes tive a certeza que se tivéssemos tido tempo para o seu pleno desenvolvimento o Ta-152 seria provavelmente o melhor caça a hélice da guerra, mas a essa altura já ouvíamos falar do jato Me262, sendo que diziam que a Grã Bretanha também já tinha em pré-produção o seu primeiro caça a reação, o Gloster Meteor, seria o fim de nossos maravilhosos caças a hélice?

A principal arma do Ta152 é a velocidade de ataque, chegava a mais de 900km/h no mergulho, podendo se equiparar a velocidade do Me262, seu armamento era fenomenal, nesta época a guerra estava em sua fase final, nossa força aérea já sofria de falta de material e de pilotos, uma pena que o desenvolvimento dessas maravilhosas máquinas estava parando.

Em um desses voos sobre a região leste do Reich surpreendemos um pequeno grupo de aviões russos, entre eles haviam alguns LA-7 e outros P-63, eles vinham carregados de bombas, estávamos cerca de 200km ao leste de Berlin, alguns dos Ta-152 que seguiam na formação mais a frente fizeram sua primeira passada sobre o grupo de aviões russos, o líder conseguiu abater um P-63 e seu ala danificou um segundo, isso fez com que os mesmos se espalhassem, e caçar alvos espalhados é muito melhor que caçar no meio de um grupo de inimigos.

Enquanto a primeira leva dos Ta-152 subia para ganhar vantagem a segunda leva, incluindo eu, mergulhava para procurar alguns alvos. Mergulhei em dois La-7 meu ala ia a cerca de 200m de mim, protegendo minha 6 horas, passei pelo La-7 já esperando a manobra que ele faria para escapar, normalmente esses russos curvam para a esquerda, subindo, portanto vou ajudá-lo entro em suas 5h baixo, não dá outra, ele curva a esquerda subindo, mas me adianto a sua manobra e passo dando uma pequena rajada de 1 segundo, e consigo ver o clarão da explosão escondida pelo nariz do meu Ta-152, meu ala trata de engajar um segundo La-7, que esboçou uma tentativa de me seguir, e acertou a asa direita do La-7 que prontamente curvou para a direita mergulhando, vejo tudo enquanto subo para ganhar energia, começo a curva leve a direita, inicio o mergulho e caio nas 6h desse segundo La-7 já danificado, consigo enquadrá-lo facilmente em meu colimador e disparo os canhões novamente, enquanto os primeiros obuses explodem na asa direita do La-7 pedaços dele voam ao meu redor, consigo escutar os destroços batendo contra meu Ta-152, até que a parte esquerda do profundor do La-7 se solta e passa bailando ao meu lado quase acertando minha asa, o La-7 perde estabilidade e mergulha desenhando preto nos céus do Reich até acertar o solo em uma gigantesca explosão.



Dou ordem para iniciarmos a subida para 5.000m para voltarmos a patrulhar, nisso meu ala avisa dos P-63 que a essa hora tratavam de voltar para território russo para ficarem vivos, com certeza ainda não tinham visto um Ta-152 voando. Avisto dois P-63 voando desgarrados já sem suas bombas, aviso meu ala que irei engajar o ala e tentar acertar o líder na sequencia, assim ele se prepara para fazer a mesma manobra, podemos derrubar os dois no mesmo ataque. Mergulho a mais de 700km/h, me ajeito no assento do Ta, posso sentir o gosto da vitória, ao chegar a 100m do P-63 a direita do líder atiro com toda as armas, o P-63 perde o controle e inicia um parafuso em direção ao solo, ajusto o voo para a esquerda e atiro novamente, desta vez no P-63 líder, mas não acerto quase nada, meu ala grita Horrido pelo rádio pelo primeiro abate, e avisa que irá engajar o P-63 líder, só ouço e assisto, a explosão foi fantástica, deve ter acertado o depósito de munição do P-63 que explode em uma gigantesca bola de fumaça e destroços.



-Horrido!!!!! Grito pelo rádio.
-Vamos voltar para Berlin, estamos sem combustível, vamos fazer mais algumas marcações no leme. Aviso.
-3 numa só hein meu comandante!? Avisa Adolf Schmidt, meu ala.
-Pois é, estou piorando! E rimos um pouco depois de tanta tensão. 

Um comentário: