quinta-feira, 26 de julho de 2012

Capítulo 38 - O Dora Nove

Algumas semanas atrás, logo após meus 5 abates em único voô com o FW190A5 fui chamado à base do III/JG54 para conhecer o novo FW190 D-9.

Não havíamos recebido as versões B nem C do FW190 pois os projetos das mesmas foram abandonadas e o desenvolvimento foi direto para a versão D e o seu número era 9 por que ele sucedeu o A-8. Esse FW190 foi equipado com um motor Junkers Jumo 213A, do Ju-88, com 12 cilindros, refrigerado à água por um radiador circular, recebeu prontamente o apelido de Dora-Nove.

Este novo caça utiliza a fuselagem básica do A-8, mais alongada para abrigar o novo motor, ao todo o comprimento do avião passou de 8,84m para 10,20m. Embora tenha feito seus primeiros vôos em meados de 1942, a versão definitiva somente foi entregue às primeiras unidades de combate em agosto de 1944. E lá estava eu para voá-lo.

Fw 190D-9 "Dora-Nove"

Depois de alguns dias entediantes sentado em poltronas na sala de treinamento finalmente pus minhas mãos no Dora Nove, fiz alguns voos de experiência com ele, e logo fomos para o combate, a potência e a razão de subida eram algo de outro mundo, a velocidade máxima era alucinante, definitivamente o melhor caça de boom&zoom que nos entregaram até o momento.

Em minha terceira missão faziamos um voo de caça livre quando pude ver um avião inimigo voando ao melhor estilo barata, rastejando pelo deck, a flak da wehrmacht tentava acertá-lo, aliás foi graças a ela que pude distinguir aquela camuflagem em meio a floresta, pois os clarões dos canhões explodindo ao seu redor me chamaram a atenção. O avião era um  Spitfire MkIX 25lbs, piloto suicida, onde já se viu um caça desses voar baixo para escapar do inimigo? Você pode tentar se esconder mas a caça te encontra!

Ao perceber que era um Spit avisei ao meu ala e tratei de mergulhar com muita velocidade e me posicionei na six baixa do cara que a essa altura já fumava um pouco e vazava combustível devido a flak, se eu estivesse em outro avião não o pegaria, o 25lbs é muito rápido, mas eu estava de Dora Nove voando e rápido, muita energia armazenada, esperei até chegar a 50 metros dele e disparei todas as minhas armas, a explosão foi imensa, não sobraram pedaços maiores que 2 metros do avião, o piloto nem deve ter visto o que o atingiu, nem sofreu.

Passei por seus destroços subindo feito um louco, esse motor é formidável. Peguei uma rota que nos colocaria sobre as nossas tropas pois resolvi proteger os caras contra essas baratas voadoras. Fiquei a 2000m de altura, quando de repente vejo um avião um pouco mais alto que eu, acelerei ao máximo, o motor me puxou para cima com muito entusiasmo, fui me aproximando pelas 4h baixa do avião, a asa era elíptica, provavelmente um spit ou tempest, quando pude ver as listras nas asas e o radiador imenso em seu nariz minha coluna gelou, confirmado: era um Tempest, esse avião curva muito, e acelera muito bem também. Minha posição no combate não era das melhores, eu estava baixo e quase estolando quando ele me viu fez umas manobras de tesoura para tentar escapar de mim, provavelmente calculou mal minha velocidade de aproximação achando que eu estava rápido. Meu avião perdeu sustentação na asa esquerda, achei que iria estolar, dei flaps, recuperei o controle, e o melhor de tudo: com o Tempest exatamente no centro do meu colimador, sorte, não pensei duas vezes e soltei outra rajada forte e o Tempest perdeu a asa esquerda, a sensação de terror foi substituída por uma alívio imenso, duas vitórias com o meu novo Dora.


Resolvo voltar logo para casa, mergulho forte, mas a falta de experiência com o novo avião aparece e esqueço dos flaps, os desgraçados ficam emperrados, nada pior que voar um caça de boom&zoom com os flaps me agarrando pelo ar, vejo um avião se aproximando pelas minhas 5h, de repente sou perseguido por um outro Tempest, agora é minha vez de virar a caça, tentei me desvencilhar com tesouras, mas ele curva muito enquanto atira, fui atingido diversas vezes na asa direita, pedaços do meu aileron se soltam, alguns obuses estouram meu canopi, vou morrer com certeza, e numa das passadas do Tempest enquanto ele sobe pela minha direita resolvo abandonar minha aeronave que poderia vir a ser meu caixão, salto de paraquedas enquanto vejo meu lindo Dora se espatifar no solo entre alguns arbustos, o fogo e a fumaça preta formam um terrível espetáculo subindo aos céus, só posso apreciar a paisagem enquanto caio sobre algumas árvores, me enrosco em alguns galhos onde fico preso por cerca de 50 minutos a 20m do solo até que nossos soldados venham me resgatar.

É, foi um bom voo, mas a inexperiência no uso do Dora quase me custou a vida.

2 comentários:

  1. Pois é esta do flap volta e meia acontece comigo.
    Bendito alarme do flap do BF.

    ResponderExcluir
  2. essa dos flaps já me aconteceu usando o 109 hehe. tambem teve um outro caso estranho de eu perder meus aleirons aos nivelar de um mergulho com o tempest.

    ResponderExcluir