quinta-feira, 8 de dezembro de 2011

Como era na Luftwaffe e como é na Abutres

Pilotos do I./JG27

Diferenças entre formação das esquadrilhas, Esquadrões e Grupos de aviação da Luftwaffe e como funciona aqui no nosso Gav.

Bem como somos um Grupo de aviadores formados apenas por pilotos brasileiros, utilizamos os termos da FAB para as designações de nossas formações.

1º Grupo de aviação Abutres.

Formado por

1º/1º Esquadrão de caças (SubCo Sípoli).
Esquadrilhas Alfa, Bravo e Charlie.

2º/1º Esquadrão de Bombardeiros ( SubCo Pasfar).
Esquadrilhas Delta, Eco e Foxtrot.

3º/1º Esquadrão de interceptação e ataque Warbirds (SubCo Maddog).
Esquadrilha Golf.

Gruppe
Até a metade do conflito, cada Gruppe possuía três Staffeln (36~48 aviões), aproximadamente 500 homens e era liderado pelo Gruppenkommandeur ou simplesmente Kommandeur, normalmente um Major no caso de unidades de bombardeiros, e desde um Oberstleutnant até um Hauptmann em caso de unidades de caças. Por sua vez, ele tinha o seu próprio Gruppenstab para voar em missões de combate e auxilia-lo na adminis-tração. No final, alguns Gruppen passaram a contar com um quarto Staffel, totalizando cerca de 48~64 aviões.
Fato interessante é que os Gruppen operavam com grande autonomia e, muitas vezes, distantes uns dos outros muitos quilômetro, o que foi muito comum na Frente Russa. Nesta frente, houve, em várias ocasiões, casos de Gruppen de uma determinada Geschwader que foram temporariamente subordinados a outra unidade, devido ao fato de estarem operando em áreas em comum e distantes de seu comando.
Um caso típico foi o II/JG53 que permaneceu subordinado a JG 54 entre junho e setembro de 1941, enquanto operaram em conjunto no setor norte da antiga URSS no início da Operação Barbarossa

Staffel
Sob o comando direto do Gruppenkommandeur, haviam três e, posteriormente, quatro Staffeln (Esquadrões). O Staffel era a mais baixa formação organizacional da Luftwaffe, possuindo cerca de 12 a 16 aviões, 20 a 25 pilotos, aproximadamente 150 homens (nos casos de caças monomotores - apenas 80 para os caças bimotores) de apoio e era liderado pelo Staffelkapitän, geralmente um Hauptmann ou, em alguns casos, até mesmo um Leutnant. Na ausência temporária do Staffelkapitän, a unidade era liderada pelo Staffelführer. Para as operações táticas os Staffeln eram subdivididos em:
Schwarm: formação composta de quatro aviões (2 Rotten), a mais usada pelas unidades de caças da Luftwaffe. A sua versão mais famosa e consagrada de vôo, criada por Werner Mölders durante a Guerra civil Espanhola era o Vierfingerschwarm ("formação de quatro dedos"), que se tornaria a formação de ataque padrão da Luftwaffe durante a guerra (ver esquema).
Rotte: formação tática elementar composta de dois aviões. Um líder o Rottenführer, e um ala o Rottenflieger. Dois Rotten compunham um Schwarm.
Kette: Formação em forma de V composta de três aeronaves. Essa formação foi utilizada somente por bom-bardeiros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário