quinta-feira, 29 de dezembro de 2011

O caça que pousou sem piloto

Segue aqui uma história bem interessante. Um F-106 Delta Dart, interceptador de alto desempenho do Comando de Defesa Aérea da USAF nos anos 60 e 70, fez uma aterrissagem de barriga sozinho após seu piloto ter ejetado.


Em fevereiro de 70, durante um treinamento de combate com outros dois F106 manobrando a 38.000 pés, o 1º tenente Gary Foust perdeu o controle do avião ao tentar acompanhar uma reversão de alto G feita por outro caça. Foust errou a manobra, e seu caça entrou em um parafuso chato. Sem conseguir escapar do parafuso, o piloto ejetou a 15.000 pés, seguindo ordens de um instrutor que estava num dos outros F-106.
Por algum motivo, logo após a ejeção o caça saiu do parafuso e nivelou em voo normal. Dizem que no rádio tiraram um sarro do piloto: “Garry, é melhor você voltar para o seu avião.”
O caça terminou “pousando” sozinho em um campo nevado de Montana, a sua turbina continuou funcionando por mais 1:45h. O empuxo da turbina fez com que caça se arrastasse sobre a neve metro após metro, abrindo uma grande trilha.
Esse caça foi resgatado, recuperado e voltou a voar, ganhando o apelido de “Corn Field Bomber” (bombardeiro do campo de milho).

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