Heinz Bär nasceu no dia 21 1913 de março em Sommerfeld perto de Lipsk. No início de 1935, ele havia completado seu treinamento para voar com bombardeiros na Luftwaffe, sendo logo em seguida designado para voar os transportes, Ju 52. Em meados de 1939, Heinz completou o treinamento de caça e foi transferido para o JG 51. No dia 25 setembro daquele ano, Bär abriria seu killboard ao abater um Curtiss H-75 francês UM-2 do GC I/4.
Durante a campanha francesa de 1940, ele marcou mais sete vitórias: 3 franceses e 4 aviões britânicos. Na Batalha de Inglaterra, alcançou 10 vitórias contra caças inimigos, sendo seu Bf 109 atingido seriamente por diversas vezes até que no dia 2 de setembro de 1940 foi obrigado a tomar um banho gelado nas aguas do canal inglês...
Durante a campanha francesa de 1940, ele marcou mais sete vitórias: 3 franceses e 4 aviões britânicos. Na Batalha de Inglaterra, alcançou 10 vitórias contra caças inimigos, sendo seu Bf 109 atingido seriamente por diversas vezes até que no dia 2 de setembro de 1940 foi obrigado a tomar um banho gelado nas aguas do canal inglês...
Em 1941 foi transferido para o JG 51 na Frente Oriental. Aqui a istória de Bär seria diferente, tendo como resultado disto o crescimento vertiginoso do seu Escore.
No dia 2 de julho de 1941 ele foi promovido a Leutnant e foi agraciado com a Cruz de Ferro Grau de Cavaleirot, e nesta época ja totalizava 27 Kills. Ao alcançar sua vitória de número 60, no dia 14 de agosto de 1941, Bär foi agraciado com as Folhas de Carvalho. No dia, 30 de agosto de 1941, Bär derrubou 6 aviões soviéticos. No início de 1942 Bär assumiu o comando do IV/JG 51, e em meados de fevereiro ele seria agraciado com as Espadas, após ter alcançado sua vitótia de nímero 90. Na primavera de 1942, Bär iria enfrentar novos e significantes desafios - as pesadas batalhas aéreas no setor Sul da Frente Russa, na área da Península de Kerch.
No dia 2 de julho de 1941 ele foi promovido a Leutnant e foi agraciado com a Cruz de Ferro Grau de Cavaleirot, e nesta época ja totalizava 27 Kills. Ao alcançar sua vitória de número 60, no dia 14 de agosto de 1941, Bär foi agraciado com as Folhas de Carvalho. No dia, 30 de agosto de 1941, Bär derrubou 6 aviões soviéticos. No início de 1942 Bär assumiu o comando do IV/JG 51, e em meados de fevereiro ele seria agraciado com as Espadas, após ter alcançado sua vitótia de nímero 90. Na primavera de 1942, Bär iria enfrentar novos e significantes desafios - as pesadas batalhas aéreas no setor Sul da Frente Russa, na área da Península de Kerch.
Nesta época, a Luftwaffe possuia 02 grandes ases nesta área (Frente Oriental). Um destes ocupava o comando do JG 77 na Crimea: Hauptmann Gordon Gollob cuja contagem estava em 86 Kills, e que fora enviado do Centro de Testes em Rechlinto para assumir como Geschwaderkommodore, e o outro era o Hauptmann Heinz Bär com então 91 vitórias a seu crédito, foi enviado do IV./JG 51 para assumir o comando do I/JG 77. Ambos eram altamente premiados - Bär com as Espadas para a Cruz de Cavaleiro com Folhas de Carvalho enquanto Gollob possuia as Folhas de Carvalho. Contudo, estes dois homens eram tidos como pessoas de personalidades diametralmente opostas. Pritzl ' Bär, o 'Notório de Lepiziger', indisciplinado que simplesmente recusou-se a voar em missões de combate por não se sentir 'inspirado' e o Nazista severo, seguidor do estilo prussiano do velho exercito de MacGollob, definitivamente eles teriam colidido de frente, não fosse Bär transferido apressadamente do I/JG77 para uma área do mediterrâneo. Porém, durante as últimas duas semanas de maio de 1942, Bär e Gollob praticamente disputaram o título de melhor piloto sobre o Kerch - área de Taman.
No dia 16 maio, Heinz Bär provou as habilidades abatendo 02 LaGG-3s - suas 92º e 93ª vitórias. No dia seguinte, Gollob seguiu destruindo 3 Bombardeiros leves R-5. Em seguida atacou um YAK-1 pilotado pelo Sargento N. K. Chayka, derrubando-o. Após abater o Yakovlev, voltou para casa, e reinviindicou sua 93ª vitória (reivindicando esta, erroneamente como um LaGG-3), não se preocupando muito com os detalhes gerais do combate, Gollob começou a competir com seu subordinado de maneira cínica o que caracterizou muitos dos ases de caça da Luftwaffe durante Segunda Guerra Mundial. O destino de sua última vítima não aborreceu o ambicioso Gollob. Tendo sofrido sérios ferimentos causados pelas metralhadoras e canhão automático do Messerschmitt Bf 109F de Gollob, o jovem Sargento Chayka lutou aos controles do seu caça Yakovlev danificado. Ele conseguiu voltar para o aeródromo de Khersones, mas perdeu o controle durante o pouso e chocou-se com outro YAK-1. Ambos os aviões foram destruídos e Chayka foi morto.
Hauptmann Gollob continuou se esforçando para obter mais vitórias, escolhendo objetivos fáceis durante os dias seguintes. Em contraste com a tática de caça comum de 'atacar com vantagem de altitude, Gollob preferia mover-se furtivamente no nível do solo, ser surethat (sorraterio) tentando pegar o inimigo em seu ponto cego inferior (Six Low). Um Piloto anônimo do JG 77 escreveu o seguinte sobre o modo de Gollob lutar:
'Gollob voou para Kerch junto com o seu ala. Eles se posicionaram a uma baixa altitude, em baixo de uma formação russa. Então eles começaram subindo em espirais, enquanto mantinham sua posição cuidadosamente em baixo da formação inimiga. Antes que os pilotos russos suspeitassem , da presença dos dois no six low da formação duas aeronaves russas já tinham sido abatidas e Gollob junto com seu ala já estavam se afastando do local.' (Prien: JG 77, pág. 1018.)
No dia 18 maio, outros 03 obsoletos bombardeiros R-5 caíram presas das ambições de Gollob, elevando sua contagem para 96. Mais uma vez Gollob foi ultrapassado por Bär que após um combate com 12 (doze) caças soviéticos sobre Tamanskaya abateu 02 LaGG-3s. No mesmo dia, Heinz Bär I /JG 77 era visitado pelo seu amigo pessoal, o Jagfliegergeneral Adolf Galland. Um detalhe este contexto desenvolvería uma profunda hostilidade entre Galland e Gollob.
Tendo Galland retirado Gollob da posição de Expert na caça devido à incompetência deste em 1944, Galland como Jagdfliegergeneral se achou atingido pelos comentários maldosos de Gollob (No início de 1945, Galland foi informado em sua residência que Gollob colecionou material contra ele acusando-o do uso privado de carros de Luftwaffe, jogando-o contra o comando da Lftwaffe).
Fw 190 pilotado por Bär
Em 19 maio, Gollob e Bär ambos estavam em ação. Este último conseguiu derrubar 03 R-5s novamente, mas a mágico '100ª vitória' havia se escapulido. Enquanto isso, Heinz Bär derrubava 05 caças nos céus de Ishak feito que lhe valeu menção no boletim de OKW:
'Hauptmann Bär, o Gruppenkommandeur em um Jagdgeschwader, alcançou suas 99º a 103ª vitórias aéreas no dia de ontem. A conta total de vitórias do Jagdgeschwader 77 aumentou para 2.011.'
No dia seguinte, Gollob, espreitando-se ao longo da costa de Cáucaso conseguiu derrubar 1 bombardeiro DB-3 - sendo o décimo piloto de caça alemão a ultrapassar a contagem de 100 de vitórias -e a seguir mais um infeliz LaGG-3 '.
Este texto é extraído do manuscrito de um livro 'Black Cross/Red Star; Pilotos de caça alemães e russos em Combate 1941-1945 ' da guerra aérea na Frente Oriental 1941-1945 , no qual Christer Bergström está trabalhando no mometo. Este livro apresentará fatos, levantamentos de dados sobre os combates aéreos entre a Luftwaffe e a Força Aérea Soviética durante Segunda Guerra Mundial. Comparando fontes alemães e russas minuciosamente, Christer Bergström chegou a fatos surpreendentes e desconhecidos.
A partir deste ponto, em junho de 1942, o JG 77 de Bär foi transferido para a área do Mediterrâneo. Enquanto estava no comando do I. /JG 77, ' Pritzl' derrubou vários caças britânicos sobre Malta. No dia 13 de outubro de 1942, suas vítimas foram 03 ' Spitfires ' (02 do 185 Sgn e 01 do 1435 Sqn RAF). Outro ' Spitfire ' abatido quatro dias depois (17 de outubro de 1942) perto de La Valetta. Então Heinz Bär tomou parte em missões de combate no quente céu africano. Na Tunísia, ele marcou suas próximas 61 vitórias sobre as aeronaves aliadas (Nos 118-179). Mas as dureza e a intensidade dos combates desde o início da guerra, agravam-se com as duras condições de batalha da África o que abala seriamente seu espírito de luta, acabando por fazer pesar uma imensa fadiga de combate. Em função disto ele é afastado de comando e mandado de volta para a Alemanha para ' reabilitação'.
Na primavera de 1944, veio sua designação para assumir o comando do II. /JG 1 na defesa do Reich. Sua primeira vitória depois de tão longo período afastado (200º), foi obtida voando um FW 190A-7, ' vermelho 23 ', no dia 22 de abril de 1944. Uma semana depois, no dia 29 de abril de 1944, ele voaria com outro FW 190 personalizado, UM-7 WNr 431007 ' vermelho 13 '. Numa manhã seus 28 caças (II. /JG 1) foram vetorados contra alguns Bombardeiros da USAAF. Pritzl 'derrubou 01 P-47 ', sua vitória 201, e alguns minutos depois abatia em chamas 01 Libertador ' B-24 ' sua vitória 202. Em 1944, ele abateu mais 03 aeronaves Aliadas, enquanto alcançando 205 vitórias.
No princípio de 1945 Heinz Bär foi transferido para o comando da Escola de caça a jato. III/EJG 2 (Lechfeld Schule). Em março de 1945 esta escola foi transformada em uma unidade operacional equipada com Me262s. No dia 19 de março de 1945 ' Pritzl' marcou sua primeira ' vitória de jato' - 01 P-51 ' Mustang '. Nas mãos de um perito o Me262 provou ser uma arma mortal: em 21 março ' Pritzl ' reivindicou 01 B-24, e três dias depois suas vítimas foram outro B-24 e 01 P-51 (Nos 208-209). Até 23 de abril 1944, quando Bär chegou ao JV 44 sob o comando de Galland ele foi creditado com 13 ' vitórias de jato'. Com ' Experten ' de jato do JV 44, Bär abateu 02 P-47s no dia 27 abril. A vitória final de ' Pritzl ' Bär na WW II foi 01 P-47, derrubado sobre Aibiling no dia 29 de abril de 1945.
Com um total de 221 vitórias Heinz Bär está classificado como 8º entre os top aces da Luftwaffe em relação as suas vitórias com o Jato Me262 com 16 vitórias, ele ocupa a 3ª posição entre os ases da Caça a Jato da WWII.
É interessante notar que Bär era muito afortunado - enquanto conquistava estas vitórias, ele foi abatido 18 vezes! A sua boa sorte o deixou no ar no dia 28 de abril de 1957, quando ele foi morto num acidente a bordo de uma aeronave próximo a Braunschweig, Alemanha.
Fakino - Najack - Thor
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