quinta-feira, 19 de abril de 2012

Cap. 29 - O dia da caça

Entendendo o combate com o BF109

Depois de mais de 6 meses voando IL2 1946 Forgoten Battles (versão 4.11) online na frente Russa do servidor Front Line Sky (www.il2.org.ru porta 21000) eu já estava meio desanimado, pois fui abatido mais de 140 vezes e abati apenas 47 aviões, mas naquele dia senti que o negócio iria mudar.

Sempre soubemos as normas e técnicas para a caça, mas nunca as empregamos, sempre soubemos utilizar os aviões da Luftwaffe, mas não o utilizamos como deveríamos, mas naquele dia eu sabia que o negócio iria mudar.

 


A missão

Era uma tarde ensolarada em Murmansk, meio frio para o horário, a informação da torre era de que havia pouco movimento aéreo no norte, e que uma patrulha deveria ser feita. Fui designado pelo Comandante Mutley para um voô sobre o mar analisando a rota leste-oeste-leste e ver havia algum esforço russo para destruir alguns alvos nossos, prontamente peguei meu mapa, meu colete salva-vidas, paraquedas e uniforme, me uniformizei calmamente, não havia presa, poderia ser uma missão longa e extenuante dentro do apertado cockpit do meu BF109G14.

O 109 tem um cockpit muito apertado, a metralahdora do cone do nariz fica entre nossas pernas que entram em duas espécies de tunel até acertarem os pedais, o topo do canopi praticamente roça meu capacete, mas ao mesmo tempo em que se é pego por uma certa claustrofobia temos uma sensação de segurança bem grande pois estamos apertados dentro do caça.

Agradeço ao meu mecânico Ernest por terem instalado os Cannop Pod que pedi, uma MK108 embaixo de cada asa, o arrasto é enorme, não poderei entrar em dogfight, mas se eu conseguir acertar um único tiro em qualquer avião que seja terei uma enorme vantagem.

Pensando na missão e no ótimo tempo resolvi voar a 6.500m de altura, desse modo tenho uma vantagem enorme sobre quem voa mais baixo, e não subindo mais do que isso ainda consigo evitar o rastro branco de condensação que se deixa quando se voa acima de 7.000m.

Parti na proa 030 HDG mirando o voo sobre o mar, chego no litoral já a 2.000m,  vejo um dot na proa 000, seria um inimigo que veio nos espionar? Chego perto e noto ser um ju88, passo por perto, silêncio no rádio, balançar de asas em comprimento aos colegas de batalha e pego a proa 070 subindo, quando atinjo os 6.500m assumo a proa 090, sempre em zig zag checando a six e olhando acima procurando rastros de condensação, se algum avião estiver mais alto que eu estará condensando.

O primeiro Ataque

Cerca de 20 minutos após a decolagem noto um dot na proa 090, sobre o mar, indo em direção a uma base russa, não é possível que seja um dos nossos imagino, nisso começo meu mergulho na six alta do inimigo que mantém uma linha reta no voo, não deve ter sequer me notado, aproximo a uma velocidade impressionante de 750km/h, a cerca de 2km de distância do alvo nivelo, deixo a velocidade baixar para 680km/h e me aproximo, é um PE2, é possível notar a cauda com duplo leme, o nervosismo me invade, como serei recebido pelo artilheiro de cauda? Quando ele percebe minha presença já era tarde demais para ele, esboça uma rajada da metralhadora que passa por cima e bem longe de meu BF109 o suficiente para eu apertar o gatilho duas vezes e explodir o PE2 no ar, trato logo de subir e ir em direção ao mar novamente, uma vitória! Que sensação boa!



O segundo ataque

Subo novamente aos meus seguros 6.500m, e faço nova patrulha quando 10 minutos depois noto um outro dot na proa 090, seria outro inimigo, desta vez estou indo na proa 270, mas ele esta nas minhas 11h baixo, espero ele passar pela minha asa esquerda e começo uma chandelle em direção a six do avião, mesmo nível dele e me aproximo furtivamente a 700km/h, quando me preparo para o abate noto ser um HS129... foi por pouco, subo novamente e começo agora a realizar uma escolta desse bomber, novamente a 6.500m e ouço gritos pelo rádio de que o HS estava sob ataque, que droga, não vi esse caça inimigo, prontamente mergulhei, do mesmo modo que não vi o caça atancando o HS o P39 também não me viu, tem que ser um Boom e Zoom, do contrário serei morto, me aproximo por baixo dele a uma velocidade de 750km/h a primeira passada acerto algumas vezes a metralhadora na fuselagem do P39 que logo larga o HS, subo feito louco, ele não tem chance, mas não posso curvar, tenho apenas que mergulhar.


Percebendo que subi bastante O P39 se volta novamente para o HS, desço de novo e faço nova passada desta vez destruindo o motor do P39 (central atrás do piloto) que começa a soltar um longo rastro de fumaça preta, pensei, que bom, outra vitória, o P39 larga o HS, sem o motor ele não conseguiria mais manter o ataque, aviso ao HS pelo rádio: "CLEAR" e o piloto me agradece pelo apoio.


Voltei a subir para escoltar o HS, mas percebo que o P39 não caiu, inconformado faço um retorno para a proa 090 e me encaixo na six do P39 que já esta a cerca de 2km da base dele a 1500m de altura fumando muito, me preparo e ataco, uma pequena rajada de menos de um segundo e o P39 nem viu o que o acertou, explodiu pelos ares, começo a amar o BF109G14 com esses canhões nas asas.

Retorno para a proa 270 pois meu indicador de combustível acende o que me alerta que tenho mais 10 minutos apenas para pousar.

O encontro nos céus com o Ten Cel Mutley.

Conto pelo rádio sobre meus dois abates e o comandante me congratula e diz que voará comigo na próxima decolagem. Pouso praticamente junto com o HS129 que fumava assim como o P39, é o estrago foi grande, cheguei a tempo.

Pouso, tomo uma xícara de café e troco meu uniforme já enchardo pelo suor que o desgaste do combate provoca.


Decolamos em ala novamente para uma patrulha no mesmo local em que peguei o Pe2 e o P-39, mas desta vez podemos encontrar resistência um pouco maior afinal os russos devem estar muito loucos por eu ter abatido seus dois aviões.
O contato

Depois de alguns poucos minutos voando na proa 045 em direção ao mar vejo o Mutley voando na minha asa esquerda, cerca de 400m longe, mas noto um dot mais abaixo, mais ao leste, uns 5km dentro de nosso território, aviso o Mutley que não ve o contato pois o mesmo esta na six muito baixa do comandante que me autoriza a engajar, desço na proa 270 até poder ter uma visão clara do dot, começamos a subir sem perder o avião de vista, a passada tem que ser rápida, certeira e mortal, não posso ficar perdendo tempo atrás de um PE2 ou IL2, temos que descer feito dois falcões sedentos de sangue.

O abate do meu terceiro no dia

Quando vejo que já é possível engajar o avião começo a minha terceira descida alucinada do dia, desta vez adiantei muito a descida e cheguei em um angulo errado sobre o alvo, faço um leve ajuste subindo a direita para ganhar um pouco mais de altura enquanto ele se distância de mim, recomeço meu mergulho, desta vez novamente certeiro, é um PE2, de novo o artilheiro não teve reação, uma pequena rajada longe do meu caça e o atingi na asa direita que se parte e o PE2 vai ao chão.

 

O encontro com o piloto Fakeluk

Ouvindo nossa conversa pelo rádio o nosso companheiro de guerra, Fakeluk, não se aguenta e pede permissão para se juntar a nós, concedida prontamente, pedimos que ele decole de uma base mais a oeste subindo sobre a mesma, assim podemos nos encontrar com ele enquanto voamos de novo para a rota da patrulha. Mas desta vez cometemos nosso primeiro erro do dia, voamos em três alturas diferentes, eu a 7.000m, Mutley a 5000m e o Fakeluk a 3000m, assim o contato entre nossos aviões era ruim, e foi o que provocou nosso equívoco, vi na minha direita 3 dots baixos, 3?????? Avisei ao Mutley que confirmou que via 2 dots com ele, e começou a engajar o que provavelmente não seria o Fakeluk, e logo me disse ser um P39, desci feito louco, mas os dois dots que eu via não estavam em combate, que raios era isso!?




O combate duplo

Desci em um dos dots que eu já não sabia mais se era o Fakeluk ou o Mutley, ou o P39 o que raio pudesse ser, passei feito um louco pelo dot, era um IL2 voando baixo e devagar, seu artilheiro esboçou alguma reação, mas era impossível, eu estava muito rápido, subi, me preparei e desci novamente, desta vez não foi fácil, ele curvava a cada passada minha, mas eu acertava alguma coisa, o Mutley solicitando reforço com o P39, mas sem pressa pois mantinha a vantagem contra o inimigo.



Como o Fakeluk era o avião mais baixo acabou ficando sem nos ver pois passamos por ele muito rapidamente e por entre as nuvens o que fez com quer perdesse o contato e ficasse angustiado pelo rádio, a cada instante eu informava como andava as voltas com o IL2 e o Mutley contra o P39, sem desespero, fiz duas passadas verticais contra o IL2 e o abati, serrando sua fuselagem ao meio, nessas subidas e descidas pude ver o Mutley e o seu alvo na proa 180, dogando. Prontamente iniciei minha subida em direção a ele, tentando encontrar o Fakeluk, mas nem eu sabia mais onde estava... apenas via os dois combatendo, tratei logo de descer em direção ao P39, mas o me notar ele veio head-on comigo, disparei os canhões já vendo o clarão saindo do P39, ele atirava também, acertei-o o que o fez perder o controle e se chocar contra meu avião.

Faço um pouso forçado e chamo pelo pessoal de solo para recolher meu avião.



Mutley fica em combustível neste momento, mas consegue planar e pousar em segurança enquanto eu fico amargurado pela perda do meu avião. Fakeluk retorna a base incoformado por ter se perdido da gente, mas a vida nunca é fácil nos céus russos.
Ass.
Major Sípoli - missão voada sobre Murmansk em 14/4/2012

2 comentários:

  1. Muito bom este capítulo amigo, lembro muito desta missão, e foi boa para o Fake treinar orientação.

    Foi uma das últimas que lembro ter sucesso no final da guerra, depois os REDs receberam os YAK9 e LA 7 e a brincadeira pendei para o lado deles, ai nem de FW ou BF eu consegui bons resultados.

    Mas faz parte do aprendizado, contra aviões melhores, tome todas as vantagens que puder!

    ResponderExcluir
  2. :D Muito Sípolo
    Mas ainda fico inconformado de ficar perdido, eu estava com vocês no visual quando de repente* só escuto os pedidos de ajuda pelo rádio e sem poder fazer nada por não saber mais onde vocês estavam

    ResponderExcluir